Olimpíadas - Tênis

compartilhe

Tênis nos Jogos Olímpicos
Divulgação
Tênis nos Jogos Olímpicos

O tênis foi um dos esportes que fizeram parte da primeira Olimpíada, disputada em Atenas, na Grécia, em 1896. A modalidade, que ganhou uma versão feminina nos Jogos de Paris em 1900, ficou no programa das Olimpíadas até 1924, quando foi retirada da edição de Londres, em 1928. Depois, o esporte só voltou à competição de forma oficial em 1988, em Seul, depois de entrar nos Jogos de Tóquio, em 1968, e Los Angeles, em 1984, como esporte de demonstração.


Confira
Saiba mais sobre o rugby nos Jogos Olímpicos

Desde a Olimpíada de 2012, em Londres, o tênis é disputado em cinco eventos: simples masculino, simples feminino, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas. Entretanto, o esporte já teve até oito categorias na mesma Olimpíada, caso dos jogos de 1912, em Estocolmo, quando foram adicionadas quatro eventos em quadras cobertas além dos que já aconteciam nas quadras ao ar livre.

Confira
Saiba mais sobre a natação nos Jogos Olímpicos

As regras do torneio olímpico de tênis são as mesmas aplicadas em todas as competições do esporte. Os jogos são divididos em três sets, que por sua vez são divididos em games. O atleta que somar seis games primeiro, tendo no mínimo dois de vantagem, ganha o set. Nas duplas mistas, o terceiro set é o match tie-break: vence quem faz 10 pontos primeiro, com no mínimo dois pontos de vantagem. A única exceção à regra é a final de simples masculino, que é disputada em cinco sets.

Onde assistir no Rio

Centro Olímpico de Tênis
Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 - Barra da Tijuca

Data e horário dos jogos

De 6 a 14 de agosto, das 10h45 às 23h

O Brasil no tênis

O Brasil já teve representantes no tênis em nove Olimpíadas, mas nunca conquistou uma medalha. A melhor participação brasileira em Jogos Olímpicos foi de Fernando Meligeni, que ficou com o quarto lugar em 1996, em Atlanta. Neste ano, a grande esperança é a dupla Bruno Soares e Marcelo Melo.

Potências do esporte

Os Estados Unidos são o país com mais medalhas de ouro no tênis. Foram 20 entre 1896 e 2012, além de cinco de prata e 11 de bronze. Por outro lado, a Grã-Bretanha é quem mais ganhou medalhas no tênis: 44 no total, mas apenas 17 de ouro.

Confira
Saiba mais sobre o taekwondo nos Jogos Olímpicos

As rainhas do tênis nas Olimpíadas são as irmãs Serena e Venus Williams, que ganharam quatro medalhas de ouro cada e estarão no Rio. Entre os homens, os destaques são Andy Murray, Novak Djokovic e Rafael Nadal.

Os atuais campeões olímpicos de tênis são Andy Murray (Grã-Bretanha, simples masculino), Serena Williams (EUA, simples feminino), Mike e Bob Bryan (EUA, duplas masculinas), Serena e Venus Williams (EUA, duplas femininas) e Max Mirnyi e Victoria Azarenka (Bielorússia, duplas mistas).

Continuar Lendo
Esconder

    Últimas notícias