A faca cerimonial poderá ser carregada por sikhs ortodoxos, que não poderão tirá-la da roupa

Os atletas e espectadores da comunidade sikh poderão entrar nos locais dos Jogos Olímpicos de Londres com seus punhais cerimoniais, informou ao jornal Sunday Times uma porta-voz do comitê organizador.

Os sikhs terão autorização para entrar nos locais com o punhal ritual, chamado de kirpan, mas dentro da roupa e desde que demonstrem seguir outros quatro preceitos da religião. Sikhs ortodoxos acreditam que existem cinco artigos de fé que precisam estar com eles o tempo todo (conhecidos como os 5Ks): o punhal, o cabelo sem corte, um pente de madeira, um bracelete de metal e um tipo específico de roupa de algodão.

"Queremos ter certeza de que os Jogos serão acessíveis a todos. O punhal terá que ser apresentado nos controles de segurança, mas não poderá ser retirado da roupa", afirmou a porta-voz do comitê ao Sunday Times."Esta política foi decidida por nossa equipe de segurança e faz parte de uma estratégia de várias religiões", completou.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) deseja que os organizadores dos Jogos habilitem espaços de culto para cristãos, muçulmanos, judeus, hindus e budista.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.