Publicidade
Publicidade - Super banner
Olimpíadas
enhanced by Google
 

Pyeongchang é eleita sede dos Jogos de Inverno de 2018

Cidade sul-coreana será a primeira da Ásia fora do Japão a sediar a competição. Ela teve 63 dos 95 votos

AE |

A cidade de Pyeongchang foi escolhida nesta quarta-feira como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, levando a competição pela primeira vez a ser realizada na Coreia do Sul, após o recente fracasso de outras duas candidaturas. Pyeongchang superou Munique e Annecy, na França, na primeira rodada da votação secreta do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada em Durban, na África do Sul.

Precisando de 48 votos para a vitória, Pyeongchang recebeu 63 dos 95 votos. Munique recebeu 25 e Annecy sete. Os sul-coreanos tinham perdido por pouco em disputas anteriores pelas sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e 2014. Pyeongchang será a primeira cidade da Ásia fora do Japão a sediar a competição. As cidades japonesas de Sapporo, em 1972, e Nagano, em 1998, já receberam a Olimpíada de Inverno.

Esta foi a primeira vez que uma eleição de candidatura olímpica com mais de dois finalistas foi decidida no primeiro turno desde 1995, quando Salt Lake City derrotou três outras cidades para receber os Jogos de Inverno de 2002. Se a maioria não tivesse sido alcançado na rodada de abertura, a cidade com o menor número de votos teria sido eliminada e as duas cidades restantes disputariam uma votação final.

Getty Images
Sul-coreanos foram à loucura com a escolha de Pyeongchang como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno
Pyeongchang estava determinada a vencer na primeira rodada após as duas derrotas anteriores. Os sul-coreanos lideraram as rodadas iniciais em 2010 e 2014, mas terminaram sendo derrotadas por Vancouver e Sochi, respectivamente.

A cidade da Coreia do Sul, cujo slogan da campanha era "novos horizontes" defendia que merecia vencer em sua terceira tentativa e lembrava a chance da Olimpíada de Inverno alcançar um novo mercado lucrativo na Ásia.

A vitória sul-coreana seguiu a recente tendência em eleições do COI de levar seus eventos para países que nunca o haviam recebido anteriormente. Em 2014, a Rússia vai sediar a Olimpíada de Inverno pela primeira vez, na cidade de Sochi. Já a América do Sul receberá a sua primeira Olimpíada de Verão em 2016, no Rio de Janeiro.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG