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Olimpíadas
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ONG questiona originalidade da logomarca das Olimpíadas de 2016

"Telluride Foundation" alega que sua marca foi copiada pela agência que fez o desenho dos Jogos do Rio

Gazeta |

Após apresentar a logomarca das Olímpiadas do Rio de Janeiro 2016, o Comitê Organizador do evento deverá prestar esclarecimento a Paul Major, presidente da ONG norte-americana "Telluride Foundation". A suspeita é de que a marca olímpica tenha sido copiada do símbolo da instituição, que já relatou casos de plágio em outras ocasiões.

"Embora seja um grande elogio que o Rio 2016 use um logotipo semelhante à nossa marca, é preocupante, já que tivemos um incidente semelhante há cerca de seis anos", explicou Major ao "O Estado de S. Paulo", lembrando do caso em que a sua logormarca foi utilizada no carnaval de Salvador, em 2004.

Na época, o presidente chegou a comunicar a organização do evento de que entraria na Justiça, caso desenho não sofresse alterações. Segundo Major, o logo foi publicado pela primeira vez no mês de dezembro de 2000, e conta com todos os direitos reservados pelo desenho.

Desta vez, Major afastou a hipótese de processar o Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016, mas não descarta a ideia de entrar em contrato com os dirigentes e resolver a questão. "Não estamos interessados em uma briga com o comitê. Amamos a Olimpíada e gostaríamos de ser solidários. No entanto iremos rever esta questão com o nosso advogado de marcas", concluiu.

O criador da logomarca para os Jogos do Rio de Janeiro, Fred Gelli, da agência "Tátil Design", negou qualquer tipo de plágio em sua obra. Segundo o artista, sua inspiração foi definida pelo briefing do evento, onde foi recomendado que a marca transmitisse as características cariocas, brasileiras e os valores da competição.

Além da semelhança com o logo da "Telluride Foundation", o desenho escolhido para as Olimpíadas de 2016 ainda já foi relacionado à obra "A Dança", do pintor francês Henri Matissi.

Leia tudo sobre: Rio 2016Telluride Foundation

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