Olimpíadas - Lutas

compartilhe

Luta olímpica é uma das modalidades mais antigas dos Jogos Olímpicos
Arquivo iG
Luta olímpica é uma das modalidades mais antigas dos Jogos Olímpicos

A luta olímpica é uma das mais antigas modalidades presentes em Jogos. Começou a ser disputada ainda na Grécia Antiga, no século 7 A.C.. O esporte como conhecemos hoje começou já na primeira edição dos Jogos Modernos, em Atenas-1896, com o estilo greco-romano, criado pelos franceses. Nos Jogos de St. Louis-1904, o segundo estilo, conhecido como livre, também passou a fazer parte do programa olímpico.


Confira

Saiba mais sobre o boxe nos Jogos Olímpicos

A modalidade mais antiga da luta olímpica é, até hoje, disputada apenas por homens. Na luta greco-romana, os lutadores só podem utilizar o tronco e os braços durante o duelo. Segurar o adversário da cintura para baixo ou usar as pernas para derrubar é proibido. Na outra modalidade, que começou a contar com atletas femininas em Atenas-2004, os braços e pernas podem ser utilizadas para o ataque e para a defesa. 

Confira

Saiba mais sobre tiros nos Jogos Olímpicos

Os duelos acontecem em três rounds, com dois minutos cada. O objetivo das duas modalidades é dominar o oponente. A vitória é dada pelos três árbitros quando um dos atletas imobilize o outro com os ombros no solo, caso isso não aconteça, a batalha é decidida por pontos. Puxões de cabelo, estrangulamento e golpes baixos não são permitidos. 

Confira

Saiba mais sobre o ciclismo nos Jogos Olímpicos

As pelejas acontecem em uma área circular, com 9m de diâmetro, 1,5m de borda e deve ser posicionada em uma altura mínima de 0,5m e 1,10m. Na modalidade greco-romana, a área conta com dois círculos normais com distância de 40cm. O uso de tênis é obrigatório e os lutadores podem usar também protetores de orelhas.

No total, são 14 categorias no masculino e quatro no feminino. Na greco-romana, disputada apenas por homens, são as seguintes: 59kg, 66kg, 75kg, 85kg, 98kg e 130kg, já na livre são: 57kg, 65kg, 74kg, 86kg, 97kg e 125kg. Também na luta livre, as mulheres disputarão nas seguintes categorias: 48kg, 53kg, 58kg, 63kg, 69kg e 75kg.

Onde assistir no Rio

Arena Carioca 2
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 - Barra da Tijuca

Data e horário das competições

De 14 a 21 de agosto, das 8h30 às 19h (de Brasília)

O Brasil na luta olímpica

Os atletas brasileiros nunca chegaram ao pódio disputando luta olímpica. Participou discretamente dos Jogos de Seul-1988 e Barcelona-1992. No Rio-2016, cinco atletas, sendo quatro femininas e um masculino, representarão o país sede.

Potências do esporte

O país com mais medalhas é a União Soviética, que participou dos Jogos entre Helsinque-1952 e Seul-1988 e conquistou 60 medalhas, sendo 34 de ouro. 12 delas foram conquistadas em Montreal-1976, em um total de 18 provas. Somente na categoria peso-pena, do estilo livre, um soviético não foi ao pódio. O alemão Wilfried Dietrich é o maior medalhista, com cinco no total. Entre as mulheres, a japonesa Kaori Icho levou três medalhas pra casa. 

Continuar Lendo
Esconder

    Últimas notícias