Milhares de pessoas foram a Trafalgar Square, na data de 366 dias para a largada das Olimpíadas londrinas

Em clima de muita emoção, os ingleses festejaram nesta quarta-feira a marca de um ano para o início das Olimpíadas de Londres , no ano que vem. Milhares de pessoas se reuniram em Trafalgar Square, localizada a oito quilômetros do Parque Olímpico, e assistiram a discursos de personalidades políticas, dirigentes e ex-atletas. E ainda viram o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o belga Jacques Rogge, convidando a todos atletas e torcedores dos 202 países que compõe a entidade para participar da festa olímpica de 2012.

E a expectativa dos ingleses não é nada modesta: eles querem organizar simplesmente a melhor edição da história das Olimpíadas de todos os tempos. "Vão ser os melhores Jogos da história", garantiu o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. O bom ritmo das obras do Parque Olímpico de 2,5 quilômetros quadrados é um dos motivos de orgulho para Londres. Isso porque, praticamente 88% das construções já foram terminadas antes do previsto, segundo os organizadores.

O presidente do COI, Jacques Rogge, convida torcedores e atletas para os Jogos de 2012
Getty Images
O presidente do COI, Jacques Rogge, convida torcedores e atletas para os Jogos de 2012

Na celebração desta quarta-feira, os organizadores também aproveitaram para mostrar, pela primeira vez, os modelos das medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos vencedores das provas olímpicas . No total, serão distribuídas 4,7 mil medalhas durante os Jogos. Na cerimônia, transmistida ao vivo peara todo o mundo, também foi inaugurado o impressionante e futurista parque aquático desenhado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid. O primeiro atleta a itulizar o centro aquático foi o mergulhador britânico Tom Daley, dos saltos ornamentais.

O presidente do Comitê Organizador de Londres-2012, Sebastian Coe, aproveitou para dizer que, a um ano dos Jogos, já foram vendidos seis milhões de ingressos. Londres 2012 enfrenta, no entanto, grandes desafios como a segurança, grande preocupação para o Reino Unido, que teme os possíveis atentados terroristas.

* Com EFE

Confira na galeria abaixo os principais locais de disputa dos Jogos de 2012

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.