Tamanho do texto

Cerimônia de abertura da próxima edição dos Jogos Olímpicos está marcada para acontecer no dia 27 de julho de 2012

selo

Equipe de nado sincronizado da Inglaterra celebra marca de um ano para Jogos
Getty Images
Equipe de nado sincronizado da Inglaterra celebra marca de um ano para Jogos
Exatamente um ano antes da cerimônia de abertura, já está quase tudo pronto para os Jogos Olímpicos de Londres. Nesta quarta-feira, começa a contagem regressiva para o início do evento, marcado para acontecer no dia 27 de julho de 2012, e não faltam motivos para comemorar. O sucesso na preparação é o principal deles, com as obras bem encaminhadas, quase todos os ingressos vendidos e uma grande operação de segurança em andamento.

"Londres está dentro do tempo e do orçamento previsto, com uma grande qualidade na preparação. Estou muito feliz que tudo esteja acontecendo da maneira prevista", declarou o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, ao elogiar a eficiência britânica.

O sucesso na preparação é tão grande que, mesmo a um ano para o início dos Jogos, os cinco complexos permanentes para o evento já estão finalizados. Além disso, o Comitê Organizador tem se mantido dentro do orçamento, fato importante para diante da crise econômica na Europa.

"Estamos com 90% pronto em termos de construção, e este tem sido um grande ano para nós", afirmou o chefe do Comitê Organizador das Olimpíadas, Sebastian Coe. "Isso, nem remotamente, significa que estamos em um estágio no qual poderíamos receber os Jogos amanhã."

De fato, ainda há diversos procedimentos a serem tomados. Alguns locais de prova precisam ser equipados; as pistas de atletismo, colocadas nos estádios; a tecnologia para transmissão, instalada; além de eventos esportivos para teste, realizados.

Se alguns detalhes precisam ser acertados, os principais complexos esportivos, no entanto, já estão prontos. O Estádio Olímpico, o velódromo, a arena que receberá os jogos de handebol e o centro de imprensa já foram finalizados.

E o parque aquático será inaugurado oficialmente nesta quarta-feira, em cerimônia que comemorará a contagem regressiva para as Olimpíadas e será realizada na tradicional Trafalgar Square, na capital inglesa. Durante o evento, Jacques Rogge convidará oficialmente os atletas para os Jogos e o saltador britânico Tom Daley dará o primeiro mergulho na piscina olímpica.

Equipe de nado sincronizado da Inglaterra celebra marca de um ano para Jogos
Getty Images
Equipe de nado sincronizado da Inglaterra celebra marca de um ano para Jogos
Com o sucesso na preparação, a preocupação do Comitê Organizador passa a ser em relação à segurança. O governo britânico já classificou como "alto" o risco de ataque terrorista durante o evento. Um dia após Londres ser confirmada como sede dos Jogos Olímpicos, em 2005, a cidade foi alvo de ataques suicidas, que mataram 52 pessoas.

"Londres já está preocupada com a questão da segurança muito antes de ser confirmada como sede", disse o presidente do COI. "É um país no qual as forças de segurança são muito bem treinadas. Não é só a segurança física dos atletas na Vila Olímpica. Há também a vigilância na internet e colaboração de diferentes agências de diversos países. Há muita inteligência disponível". 

Grandiosidade
As Olimpíadas de Londres receberão 10.500 atletas de mais de 200 países, distribuídos em 26 modalidades esportivas. Serão 5 mil dirigentes e técnicos, além de 20 mil profissionais de imprensa. Para tudo isso, foram construídos cinco novos complexos permanentes e dois temporários.

Enquanto Londres já está praticamente pronta para as Olimpíadas, o Brasil também se prepara para o evento. No total, 50 atletas brasileiros de seis modalidades já garantiram vaga nos Jogos de 2012. "A cada edição dos Jogos Olímpicos o Brasil vem ampliando sua participação no número de atletas e também no número de modalidades. Vamos torcer para que essa tendência se repita em Londres", disse o superintendente executivo de esportes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Marcus Vinícius Freire.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.