Olimpíadas - Futebol

compartilhe

Brasil ficou com a medalha de prata na última edição dos Jogos Olímpicos, em Londres
Divulgação/CBF
Brasil ficou com a medalha de prata na última edição dos Jogos Olímpicos, em Londres

A história do futebol nas Olimpíadas é antiga. O esporte entrou oficialmente no programa dos Jogos em 1908, em Londres, após ser disputado como modalidade de exibição em 1900, em Paris, e 1904, em Saint Louis. O torneio feminino, no entanto, foi incluído apenas em 1996, na edição de Atlanta. Nas regras atuais entre os homens, dos 18 convocados, 15 devem ter 23 anos ou menos e os outros três jogadoores podem ter idade acima dos 23.


Confira
Saiba mais sobre o taekwondo nos Jogos Olímpicos

O primeiro campeão olímpico no futebol masculino foi a Grã-Bretanha, que bateu a Dinamarca por 2 a 0 na final. Já entre as mulheres, quem levou o ouro na primeira edição foram os Estados Unidos, que venceram a China pelo placar de 2 a 1. 

Onde assistir

O futebol é o esporte mais "democrático" das Olimpíadas de 2016, pois não será disputado apenas no Rio de Janeiro. As arenas espalhadas pelo País permitirão que pessoas de outros Estados consigam acompanhar aos jogos da modalidade sem precisar se deslocar. Confira onde você pode assistir: 

Arena Corinthians (São Paulo - Avenida Miguel Inácio Curi, Itaquera): o estádio vai receber jogos da primeira fase, quartas de final e semifinal do masculino. No feminino, além da primeira fase e das quartas de final, a Arena Corinthians será palco da decisão do bronze. 

Arena da Amazônia (Manaus - Avenida Constantino Nery, Flores): Manaus receberá jogos da primeira fase do torneio, tanto na competição masculina quanto na feminina. 

Arena Fonte Nova (Salvador - Ladeira Fonte das Pedras, Nazaré): a sede da Bahia também receberá jogos do masculino e do feminino. Serão disputadas partidas da primeira fase e das quartas de final. 

Estádio Mané Garrincha (Brasília - Setor Recreativo Parque Norte, Asa Norte): o estádio de Brasília receberá a abertura do torneio masculino, além de alguns outros jogos da primeira fase e das quartas de final, tanto do masculino quanto do feminino.

Mineirão (Belo Horizonte - Avenida Antônio Abrahão Caram, Pampulha): a arena de Minas Gerais vai sediar jogos da primeira fase, quartas de final e a disputa pelo bronze na competição masculina. No feminino, serão realizadas partidas da primeira fase, das quartas de final e da semifinal. 

Estádio Olímpico (Rio de Janeiro - Rua José dos Reis, Engenho de Dentro): uma das sedes do Rio, o estádio receberá apenas jogos da primeira fase dos torneios masculino e feminino. 

Maracanã (Rio de Janeiro - Avenida Maracanã, Maracanã) - principal sede do futebol nas Olimpíadas, o estádio será palco das finais do masculino e do feminino, além de semifinais das duas competições.

Data e horário das competições

De 3 a 20 de agosto, das 13h às 00h (de Brasília). 

O Brasil no futebol 

Apesar de ser o maior vencedor da Copa do Mundo, o Brasil ainda não conquistou nenhuma medalha de ouro no futebol. No masculino, foram três medalhas de prata e uma de bronze. Na última edição, em Londres, o País foi derrotado pelo México na final, pelo placar de 2 a 1. 

Confira
Saiba mais sobre o judô nos Jogos Olímpicos

Na competição feminina, a situação se repete: o Brasil ainda não conquistou nenhum ouro. São duas medalhas de prata, ambas conquistadas após derrotas para os Estados Unidos, em 2004 e 2008.

Potências do esporte 

A Hungria é o país com o maior número de medalhas no futebol masculino. São três ouros, uma prata e um bronze. A Grã-Bretanha também tem três medalhas de ouro, mas não possui nenhuma prata ou bronze. A Argentina, campeã em 2004 e 2008, conquistou também a medalha de prata em duas oportunidades. 

Confira
Saiba mais sobre o tênis nos Jogos Olímpicos

No futebol feminino, os Estados Unidos são soberanos. Das cinco vezes em que a competição foi disputada, o país norte-americano levou o ouro em quatro. A única seleção que conseguiu quebrar essa escrita foi a Noruega, que derrotou os próprios Estados Unidos nas Olimpíadas de 2000. 

Continuar Lendo
Esconder

    Últimas notícias