Olimpíadas

enhanced by Google
 

Conheça a logomarca das Olimpíadas Rio 2016

Símbolo foi apresentado na praia de Copacabana durante a festa de réveillon

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro | 31/12/2010 22:21 - Atualizada em 03/01/2011 16:43

Compartilhar:

Foto: Reprodução

Logomarca dos Jogos Olímpicos foi apresentada minutos antes da virada para 2011

Símbolo máximo dos Jogos Olímpicos de 2016, a logomarca que representará o evento esportivo foi oficialmente apresentada nesta sexta-feira (31) poucas horas antes da virada do ano, na praia de Copacabana, na zona sul do Rio.

Às 22h16, a cantora Daniela Mercury interrompeu o show que fazia na comemoração do réveillon e anunciou a marca que, segundo os criadores, busca transmitir paixão e transformação. Nas cores verde, amarelo e azul, o logo remete ao formato do Pão de Açúcar e mostra três pessoas de mãos dadas.

“Essa marca faz história nos Jogos Olímpicos. Ela deixa a paixão e a transformação evidenciadas”, avaliou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Um painel de LED, com 150 metros quadrados, instalado em frente ao Hotel Copacabana Palace, local da apresentação, foi o responsável por exibir pela primeira vez a marca. Além dele, três infláveis, semelhantes a um telão de projeção com 237 metros quadrados, surgiram em meio ao público, também apresentando o logo de ambos os lados.

Foto: George Magaraia

O anúncio da logo olímpica foi acompanhado por milhares de pessoas em Copacabana

Segundo organizadores do Comitê Olímpico Internacional (COI), a marca foi escolhida por unanimidade por 12 membros responsáveis em uma cerimônia que aconteceu no dia 1º de setembro. No dia 17 de novembro, ela foi aprovada pelo COI.

Jacques Rogge, presidente do COI, definiu a logomarca como "estática, inovadora e criativa". "É possível ver várias coisas nesta marca. O Rio, a praia de Copacabana e as montanhas, por exemplo. É um projeto muito leve", concluiu.

Foto: George Magaraia

Carlos Arthur Nuzman e Eduardo Paes beijaram a logo olímpica

No total, 139 agências de publicidade e design participaram do concurso, mas só uma, a Tátil Design de Idéias, foi a vencedora. De acordo com os organizadores do COI, a prioridade era de que a marca fosse inovadora, conseguisse se manter atual até 2016 e projetasse o Rio e o Brasil para o exterior estando alinhada aos valores olímpicos.

Você gostou da logomarca escolhida? Deixe o seu comentário!

    Notícias Relacionadas


    526 Comentários |

    Comente
    • Wart | 03/01/2011 12:15

      sinceramente.. não vejo como plágio.. a logomarca da copa é uma coisa, e a da teluride é uma coisa bem diferente.. plagio foi a logo do carnaval de 2004 que é exatamente igual. A dos jogos olímpicos é parecido mas há algumas diferenças que deixam totalmente fora da questão plagio.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Luli | 02/01/2011 23:27

      Achei lindo a logomarca !!!
      Só tem críticas a respeito, deve ser as pessoas que concorreram por outras agências e perderam, estão com inveja!
      Parabéns aos criadores, será um sucesso !!!
      Valeu Brasil !!!

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Paulo Weiman | 02/01/2011 22:51

      Um país que se diz democrático não coloca a marca das Olimpíadas para o povo escolher! Com tantos meios eletrônicos!

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Xandy | 02/01/2011 22:39

      A logomarca é lindíssima, mas para mim significa a imagem de 3 Brasileiros se esticando para pagar todos os impostos e conseguir sobreviver nesse País que tem a maior sede de impostos do mundo, mas oferece serviços de quinta categoria.
      Pagamos impostos de país rico, mas temos serviços de país pobre.
      Eu sei que estou fugindo do assunto, mas não posso perder a oportunidade de desabafar contra essa atitude de ter que trabalhar mais de um terço do ano só para pagar impostos.
      Olimpiada não é nada, justiça social é tudo.
      Não quero dizer mais nada, pois já estou ficando irritado...

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Daniel Corrêa | 02/01/2011 20:30

      Vivemos em um país tão democrático, que não postaram o meu comentário..
      Normal...uffaa....

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Mateus | 02/01/2011 18:06

      Bom eu não vi pão de açucar algum ai, ta parecendo mais uma fralda de criança bem esticada (folo)!!

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Inocêncio | 02/01/2011 17:47

      É preciso DENUNCIAR imediatamente aos 4 cantos do mundo esse plágio. Vamos fazer uma corrente na Internet para derrubar esta FARSA e para que o mundo todo saiba que no Rio NADA SE CRIA TUDO SE COPIA - E depois já saem dizendo quo o logo fajuto vai render até 3 bilhões de dólares.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • CFGomes | 02/01/2011 17:30

      Tendo em vista este possível plágio é preciso denunciar imediatamente à esta fundação Telluride bem como, talvez, à CNN (para haver divulgação na mídia) para que, se quiserem, tomem as devidas providências jurídicas para fazer o devido embargo - não sei se juridicamente este é o termo correto - da logo.
      A justiça que trata do respeito à propriedade intelectual no mundo precisa se manifestar o quanto antes em termos da legalidade do que fizeram, ou plagiaram, por aqui. Já estão falando em arrecadar 3 bilhões de dólares com a logo. Vejam que os interesses por trás disso são bem, bem altos.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • weslley | 02/01/2011 17:29

      Caracas véio, eu realmente estou na dúvida no que foi 'inspirado ' este símbolo horrível da

      olimpiada, não sei se o cara tava tomando um chimarrão e deciciu 'plagiar' a cuia de

      chimarrão... ou se ele viu a dona maria coando um cafezinho e 'plagiou' o coador (de pano)

      de café... ou 'plagiou' a chupeta do filho da estágiaria... ou se tava rolé no parque e ficou

      encantado com as focinheiras dos cachorro e 'plagiou a focinheira... ou se foi em alguma

      festa quando ele viu a gaiola de arame que segura a rolha da garrafa de champagne e

      a 'plagiou'...

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • eliane | 02/01/2011 17:22

      acho que o criador se inspirou num dos símbolos da nova era, a fita entrelaçada sem fim,não achei feio, mas foi pouco criativo já que ninguém vê o pão de açúcar nisso e o brasil tem muitas e raras belezas a serem exploradas e divulgadas.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    1. Anterior
    2. 1
    3. 2
    4. 3
    5. 4
    6. Próxima

    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo