Publicidade
Publicidade - Super banner
Olimpíadas
enhanced by Google
 

COI lamenta ausência de candidatura olímpica dos EUA

"Nós teríamos adorado ter uma candidatura vinda dos Estados Unidos para 2020", disse o presidente Jacques Rogge

AE |

selo

Presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge lamentou nesta sexta-feira que os Estados Unidos não tenham apresentado uma candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2020 e declarou esperar que o país tente organizar o evento em um futuro próximo. 

Os dois lados tiveram uma disputa sobre a divisão das receitas da Olimpíada por anos e o USOC (Comitê Olímpico dos Estados Unidos) anunciou no início deste mês a decisão de não tentar sediar os Jogos de 2020.

"Nós teríamos adorado ter uma candidatura vinda dos Estados Unidos para 2020", disse Rogge. "Nós respeitamos e compreendemos a posição do USOC e nós esperamos que haverá boas candidaturas no futuro". 

Por causa da decisão do USOC, haverá uma lacuna de pelos menos 20 anos sem realização de eventos olímpicos em solo norte-americano. Os Estados Unidos foram sede pela última vez em 2002, com os Jogos de Inverno em Salt Lake City. 

O COI ainda vai definir se aceita a proposta de uma possível candidatura do Catar de realizar a Olimpíada de 2020 no outono, para fugir do calor do verão no país. O país já conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022, mas o evento está marcado para o verão. 

Rogge explicou que apresentará a decisão do COI para as autoridades olímpicas do Catar sem fazer qualquer anúncio, dando-lhes tempo para definirem se vão se candidatar aos Jogos de 2020. "Nós não estamos indo fazer um comunicado de imprensa", disse Rogge. "Queremos primeiro dar a oportunidade aos nossos amigos do Catar a discutir conosco sobre a decisão". 

Os países precisam apresentar as candidaturas de suas cidades aos Jogos de 2020 até o dia 1º de setembro. Além dos Estados Unidos, a África do Sul também já anunciou a sua decisão de não concorrer. Até agora, Roma, Tóquio, Madri e Istambul oficializaram suas candidaturas. A sede da Olimpíada de 2020 será definida em 2013.

Leia tudo sobre: olimpíadasestados unidos

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG