Olimpíadas - Badminton

compartilhe

Badminton nos Jogos Olímpicos
Divulgação
Badminton nos Jogos Olímpicos

O badminton ainda é um esporte pouco difundido e pouco praticado no Brasil. Para quem não conhece, trata-se do famoso jogo de "peteca", disputado com uma raquete especial, diferente da usada no tênis, por exemplo - cada raquetada pode fazer a peteca alcançar impressionantes 400 km/h, exigindo reflexo rápido dos jogadores. São disputados torneios masculinos e femininos, individuais e de duplas, além de duplas mistas.


Confira
Saiba mais sobre o tênis nos Jogos Olímpicos

A introdução do badminton no programa olímpico aconteceu nos Jogos de Barcelona, na Espanha, em 1992, sendo que no evento de Munique 1972 e no de Seul 1988, o esporte foi disputado apenas como demostração, sem distribuição de medalhas. No total, 50 países diferentes já participaram da modalidade.

Confira
Saiba mais sobre o tênis de mesa nos Jogos Olímpicos

Não tem segredo. Tanto na competição individual quanto na de duplas, seja mista ou do mesmo sexo, a ideia é não deixar a peteca cair, literalmente, e tentar colocá-la no solo do campo adversário, passando por cima da rede. É mais ou menos parecido com o tênis, tênis de mesa e vôlei.

Onde assistir no Rio

Riocentro - Pavilhão 4
Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca

Data e horário das competições

De 11 a 20 de agosto, das 8h às 23h (de Brasília)

O Brasil no badminton

Os brasileiros nunca disputaram o badminton em Jogos Olímpicos, sendo que o evento no Rio de Janeiro será a estreia do país na modalidade. Até por ser a nação sede, o Brasil tem suas vagas asseguradas. Ygor Coelho, na categoria simples masculina, e Lohaynny Vicente, na categoria simples feminina, serão os representantes nacionais na competição em casa.

Confira
Saiba mais sobre o vôlei nos Jogos Olímpicos

Potências do esporte

Apenas 10 países conquistaram medalhas no badminton olímpico. A China lidera o ranking com impressionantes 38 medalhas no total, sendo 16 de ouro, oito de prata e 14 de bronze. Depois aparecem Coreia do Sul e Indonésia, ambas com 18 medalhas. Individualmente, a atleta com mais pódios é a chinesa Ling Gao (quatro no total, com dois ouros, uma prata e um bronze); entre os homens, o sul-coreano Dong-Moon Kim tem o recorde com três medalhas - duas de ouro e uma de bronze.

Continuar Lendo
Esconder

    Últimas notícias