1. Home iG
  2. Esporte
  3. Olimpíadas
  4. Home

É preciso levar em consideração alguns itens para transformar o primeiro contato com o hipismo numa experiência segura e prazerosa

Hípica

Sociedade Hípica Paulista, uma das mais tradicionais do país
Divulgação
Sociedade Hípica Paulista, uma das mais tradicionais do país

Uma boa hípica pode fazer toda a diferença no futuro de um cavaleiro ou amazona no hipismo. A maior parte das hípicas brasileiras conta também com escolas de equitação, que são a melhor opção para começar na modalidade esportiva. As aulas experimentais avaliam desde a postura até o domínio e o equilíbrio sobre o cavalo. Instrutores capacitados orientam os alunos e determinam o nível e as aulas apropriadas a ele.

Compromisso

Assim como todo esporte, o hipismo exige compromisso. Esse é um requisito básico para ter sucesso na montaria, ainda que ela seja levada como um hobby. A modalidade exige treinos regulares, para o cavaleiro melhorar seu desempenho e também para o cavalo evoluir, afinal, ele também é um atleta.

Concursos

Ornar obstáculos com símbolos do país é tradição no hipismo
Wilton Junior/Estadão
Ornar obstáculos com símbolos do país é tradição no hipismo

O circuito de hipismo brasileiro contribui para isso. Repleto de campeonatos, o calendário nacional contempla tanto o atleta amador como o profissional, com disputas para ambas as categorias. No geral, os concursos de hipismo são bem organizados e com um excelente nível técnico dos cavaleiros.

Férias

Mais uma vez, o hipismo se confunde com os demais esportes. O tempo livre longe do hipismo serve para descansar a mente de um esporte que exige quase que um contato diário.

Capacete

Capacete é item básico para qualquer cavaleiro. E um de boa qualidade é essencial para garantir a segurança do atleta. Algumas marcas são mundialmente reconhecidas pela sua qualidade, como, por exemplo, a John Whitaker.

Sela

Sela Butet,  comercializada a 190 euros em sites internacionais, cerca de 700 reais
Divulgação
Sela Butet, comercializada a 190 euros em sites internacionais, cerca de 700 reais

Sela é outro item que pode fazer a diferença na hora da montaria. Algumas marcas se destacam no meio. São elas: Butet e Piqué.

Botas

As botas para montaria jamais devem ser de plástico e borracha. Couro é a melhor opção e, quase que onipresente nesse meio.

Cavalo

Como mencionado acima, o cavalo, assim como o cavaleiro, é um atleta. E para o cavaleiro iniciante, ele deve ser muito bem escolhido. Cavalos jovens, inexperientes e pouco treinados podem não entender bem os comandos do cavaleiro, o que pode dificultar a adaptação no esporte.