iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Notícia

11/09 - 12:38

CE e Uefa farão campanha contra racismo na Liga dos Campeões

Anúncio terá o objetivo de divulgar a tolerância e o diálogo cultural e deve ser assistido por 140 milhões

EFE

BRUXELAS (Bélgica) - A Comissão Européia (CE) e a Uefa anunciaram a criação de um anúncio de televisão que terá o objetivo de conscientizar os torcedores do combate ao racismo e será exibido durante os intervalos das partidas da Liga dos Campeões.

Segundo o romeno Leonard Orban, comissário de Multilingüismo da CE, os spots pretendem divulgar a tolerância e o diálogo cultural através da "diversidade lingüística", e devem ser assistidos por cerca de 140 milhões de pessoas.

O anúncio mostra três grupos de torcedores assistindo a um mesmo jogo de futebol. Apesar de suas diferenças étnicas e culturais, todos aparecem reagindo de formas similares.

No final, é exibido o lema da campanha: "Línguas diferentes, um objetivo. Não ao racismo". A frase foi traduzida para os 23 idiomas oficiais da União Européia (UE).

"A iniciativa aumentará o nível de conscientização do público sobre a necessidade de combater o racismo e a intolerância, tanto no esporte como na sociedade em geral", disse Orban.

O meia holandês naturalizado marroquino Mbark Boussoufa, o Anderlecht, compareceu ao lançamento da campanha e qualificou de "excelente" a iniciativa da CE e Uefa.

O jogador afirmou que já se sentiu "insultado e ferido" em campo por ter origem árabe e ser muçulmano, e ressaltou a importância de promover o diálogo entre as diferentes culturas.

A produção do anúncio de 30 segundos custou 250.000 euros à CE.

Sua estréia na televisão está programada para o dia 16 de setembro.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo