iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Notícia

30/06 - 12:09

Alemanha é recebida por multidão em Berlim após vice-campeonato

Mais de 300.000 torcedores alemães recepcionaram a seleção vice-campeã da Europa no Portão de Brandenburgo, nesta segunda-feira, em uma cerimônia melancólica de homenagem ao time derrotado pela Espanha na final da Euro 2008.

Reuters

Acenando bandeiras da Alemanha, o público lotou o ponto turístico mais famoso de Berlim ao longo de 2 quilômetros, até a Coluna Vitória. Cerca de 600.000 torcedores assistiram à final em telões neste mesmo local.

'É frustrante ir tão longe no torneio, chegar à final e então perder', disse o capitão Michael Ballack ao enorme público, após o retorno do time de Viena. A Alemanha perdeu a final por 1 x 0 para a Espanha. 'Isso sempre é amargo.'

Mas Ballack, que agora acumula 10 derrotas em finais por seus clubes e na seleção, disse que a seleção sentiu o apoio de toda a torcida que se concentrou na Alemanha para assistir às partidas da seleção, apesar de a equipe estar reclusa em um hotel na Suíça.

'Não acho que teríamos chegado tão longe sem esses grandes torcedores', disse Ballack. 'Todos nós víamos as imagens na TV do que estava acontecendo aqui, e parecia que tínhamos um jogador a mais em campo o tempo todo.'

Milhares de crianças faltaram aula para participarem da homenagem. Pintados de preto, vermelho e dourado em uma grande manifestação de patriotismo, algo inimaginável poucos anos atrás, alguns torcedores levaram cartazes agradecendo aos jogadores pela campanha na Euro.

O avião que levou a equipe de Viena a Berlim fez uma série de vôos baixos sobre o centro de Berlim para possibilitar uma visão mais clara aos jogadores da multidão que os esperava na capital alemã.

'Nós estávamos muito tristes na noite passado, mas acho que conseguimos muito com o segundo lugar e acho que todos nós podemos estar orgulhosos de termos chegado à final', disse o técnico Joachim Loew.

A homenagem da torcida lembra o que aconteceu após a Copa do Mundo de 2006, realizada no próprio país. Mas o espírito era claramente mais animado há dois anos, após a vitória da equipe na decisão do terceiro lugar contra Portugal.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo