iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Notícia

09/06 - 17:07

Copa Sul-Americana terá oito clubes brasileiros e novo formato neste ano
A Copa Sul-Americana de 2008 reunirá oito clubes brasileiros e apresentará várias novidades, entre elas a forma de disputa, que seguirá o modelo da Libertadores e terá grupos na primeira fase.

EFE

O sorteio será realizado nesta terça em Buenos Aires. A competição vai reunir 34 equipes de 12 países. Outra novidade para 2008 será a presença de times da Costa Rica.

A sétima edição da Sul-Americana terá a participação de oito equipes brasileiras: São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Internacional e Atlético-PR. No entanto, nenhum clube do Brasil conseguiu o título nas seis primeiras edições do torneio, que substituiu a Copa Mercosul.

Para 2008, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) definiu que não haverá coincidência de datas com os jogos das Eliminatórias da Copa de 2010 e nas datas Fifa. Outra diferença em relação aos anos anteriores é adoção dos critérios de desempate utilizados na Copa Libertadores.

A Sul-Americana vai começar no dia 30 de julho e dará direito ao campeão de disputar a Recopa de 2009 contra o campeão da Libertadores deste ano. A Recopa segue o modelo da Supercopa da Europa, disputada pelos vencedores da Liga dos Campeões e da Copa da Uefa.

Em 2008, a Recopa será disputada nos dias 13 e 20 de agosto entre Arsenal, atual campeão da Copa Sul-Americana, e Boca Juniors, que venceu a Libertadores em 2007.

A equipe de Buenos Aires é a maior vencedora da Sul-Americana, com dois títulos, em 2004 e 2005. Os outros campeões foram San Lorenzo, da Argentina, em 2002; Cienciano, do Peru, em 2003; e Pachuca, do México, em 2006.

Equipes classificadas para a Copa Sul-Americana de 2008:

Argentina: Arsenal, Boca Juniors, River Plate, Estudiantes de La Plata, Lanús e San Lorenzo
Bolívia: Bolívar e outro a ser definido
Brasil: São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Internacional e Atlético-PR
Chile: Ñublense e Universidad Católica
Colômbia: Deportivo Cali e América
Costa Rica: Deportivo Saprissa
Equador: Liga de Quito e outro a ser definido
México: Chivas e San Luis
Paraguai: Libertad e Olimpia
Peru: Sport Áncash e Universitario de Deportes
Uruguai: Dois participantes a ser definidos
Venezuela: Aragua e Unión Atlético Maracaibo

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Leia mais sobre:

Topo