O Dongfeng Team venceu a etapa entre Itajaí (SC) e Newport (EUA) por três minutos de vantagem em relação ao barco da equipe Abu Dhabi, mas os árabes ainda lideram no geral

Em uma disputa extremamente equilibrada, decidida apenas no trecho final da prova, o barco chinês da equipe Dongfeng venceu na noite desta sexta etapa da Volvo Ocean Reace, realizada entre as cidades de Itajapi (SC) e Newport (EUA). A diferença foi de apenas três minutos para o Abu Dhabi Ocean Racing, que chegou em segundo. Ambos fizeram o percurso de 5 mil milhas náuticas em 17 dias e 9 horas.

Veja imagens da regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race



A vitória marca a volta por cima do Dongfeng Race Team, que trocou seu mastro na perna anterior e viu sua liderança cair consideravelmente. Em Itajaí, a equipe comandada por Charles Caudrelier fez a troca do material, mas teve pouco tempo para se preparar para a largada.

"Todos fizeram um magnífico trabalho a bordo! Essa foi a chave para essa conquista. Foi uma etapa que nos exigiu muito da parte tática desde a saída do Brasil. O Abu Dhabi forçou bastante até o fim e aumentou ainda mais a importância da nossa vitória", disse Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng. "Foi tudo muito difícil. Acho que por umas dez vezes conseguimos achar uma rajada boa e abrir, mas todas as vezes o Abu Dhabi nos alcançava. Eles chegaram a nos passar quase no final, mas conseguimos vencer".

Logo depois da largada em Santa Catarina, o Dongfeng Race Team sofreu com o dessanilizador quebrado. O equipamento que transforma água salgada em potável é fundamental para a vida a bordo e os chineses cogitaram a desistência. "Tivemos que parar por 12 horas e esse tempo numa regata tão igual é precioso".

Mesmo com a vitória, o Dongfeng segue longe da liderança na classificação geral, que está com Abu Dhabi. São seis pontos de vantagem para os árabes. O comandante Ian Walker ficou feliz pelo desempenho do seu time. "Foi um final muito apertado. Ficamos em segundo, uma posição importante para a classificação geral. Obviamente nós queríamos vencer, mas saímos satisfeitos da prova".

Confira a classificação em tempo real da Volvo Ocean Race


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.