O irlandês Damian Foxall foi chamado para ser tripulante do barco chinês Dongfeng Race Team na quinta etapa da prova, entre Auckland e Itajaí (SC), onde virou ídolo no ano passado

O navegador irlandês Damian Foxall foi chamado para integrar o barco chinês Dongfeng Race Team
Divulgação/Volvo Ocean Race
O navegador irlandês Damian Foxall foi chamado para integrar o barco chinês Dongfeng Race Team

O irlandês Damian Foxall, considerado um dos maiores nomes da vela oceânica mundial e integrante da equipe Groupama 4, campeã da temporada passada, foi escalado para ser tripulante do barco chinês Dongfeng Race Team na quinta etapa da Volvo Ocean Race, entre Auckland (Nova Zelândia) e Itajaí(Brasil).

O velejador, que vai para sua quinta regata de volta ao mundo, é tido como ídolo na cidade catarinense pelo seu carisma, atenção com o público local e, principalmente, pelo seu lado social em campanhas de educação e preservação ao meio ambiente. 

"Itajaí, eu tô voltando!", falou o experiente Damian Foxall, que foi convocado justamente para a etapa mais difícil da regata, que terá a passagem pelos mares do Sul e o Cabo Horn antes de desembarcar no Brasil. Serão 6.776 milhas náuticas de aventura. "Estou muito contente por retornar ao evento e passar pelo Cabo Horn pela oitava vez na carreira. É o maior evento esportivo e todas as dificuldades tornam a regata especial, principalmente sua longa duração".

Na edição anterior, ao lado do comandante Charles Caudrelier, Damian Foxall foi campeão a bordo do Groupama 4. No ano seguinte, o velejador voltou para cidade na disputa de outra competição oceânica, a Transat Jacques Vabre.

Na Volvo Ocean Race, o Dongfeng Race Team divide a liderança com o Abu Dhabi Ocean Racing. A equipe subiu ao pódio em todas as quatro etapas. "A estratégia de mudar peças nas pernas está dando certo e é importante para a equipe", contou o irlandês, que substituirá o francês Thomas Rouxel. O navegador Pascal Bidégorry também volta ao barco vermelho. A tripulação do Dongfeng e a dos outros cinco veleiros serão anunciadas nos próximos dias. A perna larga para o Brasil em 15 de março.

Damian Foxall disputará sua quinta Volvo Ocean Race. As outras participações foram em 2001-02 (Tyco), 2005-06 (Ericsson)
, 2008-09 (Green Dragon) e 2011-12 (Groupama sailing team).

Veja como está a classificação da Volvo Ocean Race após a última etapa


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.