Tamanho do texto

Veterano velejador disparou contra as condições de poluição no local onde serão disputadas as regatas da vela nas Olimpíadas de 2016

Robert Scheidt é o atual campeão mundial da laser
Lloyd Images
Robert Scheidt é o atual campeão mundial da laser

Local de competições da vela nas Olimpíadas de 2016, a Baía de Guanabara já é alvo de críticas dos velejadores, por conta da poluição e sujeira acumulada no local. Detentor de cinco medalhas olímpicas na carreira, Robert Scheidt endossou as críticas dos colegas e teme pelas dificuldades dos atletas nos Jogos.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

"A gente sabe que a Baía não é um lugar limpo. Tem o problema da poluição, os detritos que aparecem atrapalham bastante e isso frustra o velejador", disse Scheidt, que já esteve treinando no local nos meses de julho e agosto desse ano, mesmo período em que acontecerão os Jogos, daqui a três anos. 

Leia mais: Aos 40, Scheidt revela título com 'sabor especial' e admite preparação 'chata'

Para o velejador de 40 anos, a situação do Pan de 2007 vai se repetir e alguma ação momentânea irá resolver a questão. "A Olimpíada está próxima, falta pouco tempo, não vamos conseguir limpar tudo. A água não vai ficar cristalina, mas deve acontecer alguma solução de momento, como colocar redes para retirar o lixo, assim como aconteceu no Pan", disse.

Nas Olimpíadas de Pequim 2008, quando conquistou a prata na classe Star, Scheidt lembrou que teve problemas com o acúmulo de algas na raia onde foram disputadas as regatas. "Três semanas antes dos Jogos, a raia estava repleta de algas e não dava para velejar. Mas fizeram uma operação de guerra, como devem fazer aqui no Rio, e limparam tudo. Quando a gente correu, não tinha mais problema nenhum por lá", concluiu o velejador, maior atleta olímpico do Brasil com cinco medalhas conquistadas (ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004, prata em Sydney-2000 e Pequim-2008 e bronze em Londres-2012).

As Olimpíadas do Rio serão realizadas entre 5 e 21 de agosto, e as regatas da modalidade serão disputadas do dia 7 ao 19.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.