Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Uberlândia recebe Circuito Caixa de Corridas neste domingo

Prova terá 28 fundistas na elite masculina e 17 na feminina, entre eles Valdir Oliveira e Edielza Guimarães, primeiros do ranking brasileiro de corredores de rua

Gazeta Esportiva |

O Triângulo Mineiro recebe neste domingo (7) a penúltima etapa do Circuito de Corridas da Caixa. Com 28 fundistas na elite masculina e 17 na feminina, entre eles Valdir Oliveira e Edielza Guimarães, primeiros do ranking brasileiro de corredores de rua, a prova promete ser a mais acirrada da temporada.

Os pontos conquistados em Uberlândia ajudarão a definir a classificação geral, dando aos atletas mais tranquilidade para a disputa da Volta da Pampulha e da São Silvestre. A largada será às 8 horas, na Av. Anselmo Alves dos Santos, em frente à prefeitura. Os percursos serão de 5 km e 10 km.

É a terceira edição do Circuito Caixa em Uberlândia, maior cidade do Triângulo Mineiro e segunda maior de Minas Gerais. Em 2008, Giomar Pereira e Maria Zeferina Baldaia venceram a prova - os dois voltam à região, no domingo, sonhando repetir a dobradinha campeã. No ano passado, o domínio foi queniano, entre os homens, com Joseph Kibiwott Ngetich à frente - Simone Alves da Silva venceu a prova feminina.

Com um percurso completamente plano, a etapa ainda é responsável por alguns dos menores tempos do circuito: o recorde é de Joseph na elite masculina, com 29min29, e e de Baldaia na elite feminina, com 35min04. Os amadores também já aderiram à competição: em 2009, um total de 1.100 atletas cruzou a linha de chegada. Neste ano, 1.200 fundistas vão participar da disputa.

Grandes nomes na elite masculina
A disputa da elite masculina deve ser a mais forte, na etapa de Uberlândia do Circuito Caixa. Quase todos os 22 primeiros do ranking brasileiro confirmaram presença, lutando por pontos valiosos na reta final da temporada. Mesmo isolado na liderança, com 305 pontos, Valdir Oliveira lutará pela vitória e será um dos grandes destaques da prova.

"Não competi em Curitiba por causa de uma bactéria ou de algum alimento que me fez mal. Passei uma semana sem treinar, tomando medicamentos. Fiquei triste porque tinha acabado de vencer duas provas duríssimas - de 12 km e a Meia-Maratona, as duas em Vitória. Agora estou cem por cento recuperado e quero ir ao pódio novamente em Uberlândia", diz Valdir.

Valdir terá a companhia de outros 12 atletas do Cruzeiro, seu clube, entre eles Giomar Pereira, vice-líder do ranking, com 186 pontos, Luís Paulo Antunes (4º, 179 pontos), e Franck Caldeira, tricampeão da Volta da Pampulha (2003, 2006 e 2007). José do Nascimento Souza (3º, 181 pontos) também estará na briga direta pelo pódio.

Completam o pelotão masculino Marcos Alexandre Elias (6º do ranking, 134 pontos), Célio Falcão (9º, 81 pontos), Sérgio Celestino da Silva (11º, 71 pontos), Benedito Donizetti Gomes e Alequessandro Paula Silva (os dois em 12º, com 66 pontos), Joaquim Martins de Oliveira (14º, 62 pontos), Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes (17º, 56 pontos), Lindomar Modesto de Oliveira, o Pantanal (19º, 52 pontos), e Franck Caldeira (22º, 41 pontos), além de outros.

Elite feminina mostra equilíbrio
Entre as mulheres, Edielza Guimarães vive situação parecida à de Valdir. Com 317 pontos, a fundista de Pindamonhangaba segue tranquila na liderança do ranking brasileiro e será um dos principais destaques da prova em Uberlândia. Mas terá, na briga direta pelo topo do pódio, a concorrência de Conceição Oliveira (vice-líder, com 248 pontos) e Maria Zeferina Baldaia (3ª, com 244 pontos).

O pelotão feminino ainda conta com outros nomes de peso, como Cruz Nonata, bicampeã do Troféu Brasil em 2009 (5.000 m e 10.000 m) e medalha de prata na competição deste ano, nas duas distâncias, além de Josiane da Silva Cardoso, vencedora da etapa de Curitiba do Circuito Caixa.

Completam a elite feminina Elizabeth Esteves de Souza (5ª do ranking, com 155 pontos), Eliane Costa de Jesus e Joelma de Jesus (as duas em 6º, com 120 pontos), Sueli Pereira Silva (9ª, 99 pontos), Roseli Mateus (11ª, 92 pontos), Rosângela Figueiredo (12ª, 86 pontos), Maria Silvânia Araújo (13ª, 85 pontos), Maria Lúcia Santos do Nascimento (14ª, 84 pontos), Maureni Siqueira Tatehira (15ª, 79 pontos), Ilda Alves dos Santos, Grazielle Francelino Pedroso e Sueli Aparecida Vieira.

Quenianos marcam presença
A penúltima etapa do Circuito Caixa também contará com dois quenianos. No masculino, Paul Koech Kimutai, campeão da corrida Vitória Basnecard e vice-campeão na Corrida da Integração, ambas em setembro, espera repetir o resultado do compatriota Joseph Kibiwott Ngetich, vencedor em 2009. Entre as mulheres, Rumokol Elizabeth Chepkanan chega a Uberlândia trazendo a experiência da vitória na etapa de Ribeirão Preto, nesta temporada.

Visita ilustre no Triângulo Mineiro
Ícone do atletismo brasileiro, Nélson Prudêncio é o padrinho da etapa de Uberlândia do Circuito. O medalhista olímpico dará a largada da prova e fará a premiação, neste domingo.

Dono de duas medalhas olímpicas no salto triplo (prata nos Jogos da Cidade do México/1968, e bronze na Olimpíada de Munique/1972), Prudêncio é hoje vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e professor do curso de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O ex-atleta também faz parte do programa Heróis do Atletismo, iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito é o único a contar com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), reunindo os principais atletas da elite brasileira desde 2004. Até o final deste ano, terá levado a corrida de rua a oito Estados brasileiros, num total de dez etapas, que somam pontos para o ranking nacional. A última será a de Brasília, em 28 de novembro. Os dez primeiros colocados no ranking oficial garantem o patrocínio da Caixa para 2011.

Leia tudo sobre: outros esportes - atletismo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG