Competição, que começa no Rio, nesta quinta-feira, irá selecionar os nomes do Brasil em Guadalajara

O Campeonato Sul-Americano de pentatlo moderno, que começa a ser disputado nesta quinta-feira, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, terá uma motivação extra para os atletas brasileiros. Os resultados da competição serão usados para definir os representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

Ao todo, o Brasil terá quatro representantes no Pan-Americano (dois no masculino e dois no feminino). Entre as mulheres, uma vaga já pertence à Yane Marques, a melhor atleta do pentatlo brasileiro e que está classificada para a final da Copa do Mundo da modalidade, que acontecerá na Inglaterra em julho. Yane também é a atual campeã pan-americana, com o ouro conquistado no Rio-07. Para as demais vagas, a briga está intensa.

A disputa entre as atletas pela vaga restante é encabeçada por outras duas companheiras de Yane em Pernambuco: Priscila Oliveira e Larissa Lellys. Na classificação geral da seletiva, apenas um ponto separa as duas (23 a 22), considerando os descartes dos piores resultados. Outro destaque da seletiva feminina para o Pan de Guadalajara é a carioca Mariana Laporte, de 19 anos, que é a terceira melhor colocada, com 16 pontos.

No masculino, a briga também está intensa. Atualmente, a diferença entre o primeiro colocado e o último é de apenas 10 pontos. Na primeira posição, estão empatados Daniel Santos e Wagner Romão, ambos com 26 pontos. A vantagem do gaúcho Daniel é a experiência: ele disputou os dois últimos Pan-Americanos (Santo Domingo-03 e Rio-07).

Logo atrás, aparecem mais dois pentatletas empatados: os cariocas Luís Magno e Danilo Fagundes, ambos com 14 pontos.

Entenda o pentatlo moderno

O pentatlo moderno é uma modalidade composta pela combinação de cinco eventos esportivos: esgrima, natação, hipismo e o combinado tiro/corrida. As provas são disputadas em dois dias e os atletas somam pontos separados em cada uma delas. A somatória destes pontos define o vencedor.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.