Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Scheidt sai em defesa da classe Star nos Jogos do Rio 2016

Delegados da Federação Internacional de Vela propuseram a exclusão da modalidade do programa olímpico a partir de Londres 2012

Gazeta Esportiva |

Depois de a Isaf (Federação Internacional de Vela) anunciar que a presença da classe Star nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 estava ameaçada, o velejador Robert Scheidt saiu em defesa da categoria e enviou uma carta para Goran Petersson, presidente do órgão, com argumentos para a manutenção da modalidade.

A disputa da classe está assegurada para a Olimpíada de Londres 2012, mas delegados da Isaf propuseram a exclusão da Star do programa olímpico de 2016. Em vez dos 11 pódios previstos para os próximos Jogos, em 2016 seriam dez na vela.

"Isso será definido em maio, quando a Isaf fará a sua reunião. O que existe é a sugestão de alguns delegados da federação internacional que sugeriram alterações. Como a Star não tem grande representatividade em países da Ásia, nem na Austrália e da Nova Zelândia, a área da Oceania, eles preferem optar por barcos mais simples."

Para Scheidt, é importante para o esporte que a classe continue. "É a continuidade da carreira de vários atletas. A classe que concentra as maiores estrelas do iatismo mundial. E que apresenta regatas muito acirradas, decididas metro a metro. Na última Olimpíada, por exemplo, as medalhas só foram definidas na última perna da Medal Race", disse.

O campeão brasileiro de classe Star acredita que ainda existe espaço e tempo para uma briga pela presença da categoria, principalmente numa Olimpíada que será no Rio.

"O Brasil tem cinco medalhas olímpicas conquistadas na Star, quatro com Torben e uma com a gente (Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com a prata em Pequim 2008). Seria um baque muito grande para a vela nacional e acho que também para os organizadores dos Jogos e o próprio COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Nossa batalha tem de ser pela manutenção da 11ª classe, como em Londres", concluiu o velejador.

Leia tudo sobre: outros esportes - vela

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG