Tamanho do texto

As brasileiras sofreram pontos apenas na decisão, contra a Argentina, e mantiveram a hegemonia do esporte na América do Sul

A seleção feminina de Rugby foi campeã do sul-americano pela 12ª vez seguida
Marcela Canciani/Sudamerica Rugby
A seleção feminina de Rugby foi campeã do sul-americano pela 12ª vez seguida

A seleção brasileira feminina de Rugby Sevens conquistou neste domingo (19), seu 12º título Sul-Americano consecutivo, e manteve a maior hegemonia do esporte feminino no mundo. A competição aconteceu em Córdoba, na Argentina, e as brasileiras asseguraram também outra escrita, a de nunca ter perdido uma única partida oficial sequer diante das rivais da região.

LEIA MAIS: Após fazer aborto, stripper é condenada por chantagear jogador

Com uma forte equipe, que incluía dez atletas presentes na disputa da última etapa da Série Mundial de Sevens, o Brasil chegou a Carlos Paz, na província de Córdoba, na Argentina, credenciado a conquistar mais um título feminino de rugby . E não decepcionou sua torcida. No primeiro dia de competições foram três vitórias maiúsculas, por 52 a 0 contra o Uruguai, 45 a 0 contra o Paraguai e 31 a 0 contra a Venezuela.

LEIA MAIS: Árbitro gay fala sobre bulimia e tentativa de suicídio: "Arma estava no pescoço"

No segundo dia de jogos, novas vitórias contundentes: 53 a 0 contra o Peru, pelas quartas de final, 32 a 0 contra a Colômbia, na semifinal, e 31 a 12 contra a Argentina na grande final, na única partida em que o time sofreu pontos. O resultado deu às brasileiras o 12º título consecutivo do Sul-Americano. Luiza Campos, capitã do Brasil, recebeu o prêmio de melhor jogadora da final.

Os resultados das brasileiras

Brasil 52 x 0 Uruguai

Brasil 45 x 0 Paraguai

Brasil 31 x 0 Venezuela

Brasil 53 x 0 Peru (quartas de final)

Brasil 32 x 0 Colômbia (semifinal)

Brasil 31 x 12 Argentina (final)

A seleção feminina no torneio foi formada por Beatriz Futuro "Baby", Bianca Silva, Cláudia Jaqueline Teles, Edna Santini, Isadora Cerullo "Izzy", Juliana Michele da Silva, Lariane Pruner, Luiza Campos, Maíra Bravo, Milena Silva "Mille", Paula Ishibashi, Raquel Kochhann. Entre titulares e suplentes.

Derrota dos homens

A seleção brasileira masculina de Rugby XV perdeu a segunda partida pelo Americas Rugby Championship (ARC). Em Punta del Este, no Uruguai, os Tupis caíram por 23 a 12 para o tradicional rival. Moisés anotou todos os pontos do Brasil, por meio de quatro penais. Ayala, Dorri, Nieto e Arata marcaram os tries uruguaios, que ainda tiveram um penal convertido por Albanell.

LEIA MAIS: Jogadoras de time de rugby ficam nuas em calendário para arrecadar dinheiro

O próximo desafio dos brasileiros na competição é contra a Argentina, no Ushuaia, extremo sul do planeta. Os Tupis disputam a competição diante de adversários mais fortes, visando elevar seu nível no cenário internacional da modalidade. Nesta temporada, o Brasil superou o Chile, na estreia, e agora aparece em 5º lugar na competição.

Com o resultado, a seleção masculina de rugby agora ocupa a quinta colocação, com quatro pontos. A Argentina lidera, com 14.