Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Líder do ranking brasileiro de corredores de rua volta ao Circuito Caixa em Uberlândia

Valdir Oliveira está de retorno à competição depois de uma etapa afastado por questões de saúde

Gazeta Esportiva |

Uberlândia receberá a prova mais forte do Circuito de Corridas da Caixa. Quem aposta nisso é Valdir Oliveira, líder do ranking brasileiro de corredores de rua, com 305 pontos. Valdir volta à competição depois de uma etapa afastado por questões de saúde, para enfrentar outros 26 fundistas de renome na elite masculina.

Nomes importantes do atletismo do país, como Franck Caldeira e Giomar Pereira, elegeram a disputa no Triângulo Mineiro como a principal etapa de sua preparação para a Volta da Pampulha e a São Silvestre, em dezembro. Com largada neste domingo (7) às 8h na Av. Anselmo Alves dos Santos, e com percursos de 5 km e 10 km, a penúltima etapa do Circuito também vale pontos fundamentais para a classificação geral.

Valdir Oliveira diz ainda que não se sente pressionado pela quantidade de bons atletas que estarão ao seu lado na elite masculina e até considera um estímulo correr contra fundistas como Giomar Pereira e Franck Caldeira. "Na verdade, eu gosto de ter adversários fortes. Assim, se eu tiver de ganhar, que seja de bons corredores", explicou.

Valdir foi ao pódio em todas as etapas do Circuito Caixa que disputou. Somou três vitórias, nas provas de Belo Horizonte, Campo Grande e Porto Alegre. Tem ainda dois segundos lugares, em Ribeirão Preto e Fortaleza, uma terceira posição em São Paulo e foi quinto em Goiânia. Mas ficou fora da última etapa do Circuito, em Curitiba, em 17 de outubro.

"Foi por causa de uma bactéria, em algum alimento. Eu passei mal, fiquei fora da corrida do Paraná e sem treinar por uma semana, tomando medicamentos. Fiquei triste porque tinha acabado de vencer duas provas duríssimas - de 12 km e a Meia-Maratona - em Vitória. Agora estou cem por cento recuperado e quero ir ao pódio novamente em Uberlândia", projetou.

Isolado na liderança do ranking brasileiro bem à frente de Giomar, segundo colocado com 186 pontos, Valdir garante que isso não é motivo para relaxar e perder o foco.

"Disparar na liderança só me deu tranquilidade para treinar e entrar nas provas ainda mais confiante. No início da temporada eu ficava pressionado por ser o líder, e saber que o pessoal estava querendo me pegar. Abrir vantagem me ajudou a seguir trabalhando firme, mas com tranquilidade", relembrou.

O fundista também observou que se sente confortável correndo 10 km, a distância das etapas do Circuito Caixa. Também gosta de correr os 21 km das meia-maratonas - nessa prova, em 2010, foi 7º em São Paulo, 9º na internacional do Rio de Janeiro, 2º em Brasília e campeão em Vitória.

Na disputa pelo pódio em Uberlândia, Valdir terá novamente uma disputa contra um queniano. Paul koech kimutai tentará repetir no Triângulo Mineiro o resultado feito pelo compatriota Joseph Kibiwott Ngetich, que venceu em 2009. A elite masculina ainda contará com outros fortes atletas, como José do Nascimento Souza (3º do ranking com 181 pontos), Luís Paulo da Silva Antunes (4º, com 179 pontos).

Kits de participação
Todos os atletas receberão uma camiseta em tecido tecnológico e número de identificação. Os kits serão distribuídos na Loja Centauro do Center Shopping (Av. João Naves de Ávila, 1331 - Espaço Com. 1262), nesta sexta-feira (5), das 10 às 20 horas, e no sábado (6), das 10 às 17 horas. No dia da prova, entre 6h e 7h30, os competidores receberão o chip de cronometragem, que deverá ser devolvido após o evento.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito é o único a contar com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), reunindo os principais atletas da elite brasileira desde 2004. Até o final deste ano, terá levado a corrida de rua a oito estados brasileiros, num total de dez etapas, que somam pontos para o ranking nacional. Os dez primeiros colocados no ranking oficial garantem o patrocínio da Caixa para 2011.

Leia tudo sobre: outros esportes - atletismo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG