Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Rio de Janeiro lança Grand Slam de Judô

403 atletas de 59 países estarão na competição que conta pontos para o ranking olímpico das 14 categorias

Gazeta |

Foi lançado nesta segunda-feira, no Palácio Guanabara (RJ), o Grand Slam de judô do Rio de Janeiro. Será o terceiro ano consecutivo que a 'Cidade Maravilhosa' sediará a competição válida pelo Circuito Mundial da Federação Internacional (e que conta pontos para o ranking olímpico das 14 categorias). A etapa será realizada no próximo final de semana.

Em 2011, serão 403 atletas de 59 países, entre eles 22 medalhistas olímpicos e 92 medalhistas em Mundiais. O Brasil, por ser anfitrião, tem o direito de ser representado por quatro judocas por peso.

Paulo Wanderley Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Judô, citou o caminho que a modalidade percorrerá até os Jogos Olímpicos de 2016.

"Vivemos uma década importante para o esporte brasileiro, que culminará com os Jogos Olímpicos Rio 2016. Mas até lá, temos muitos outros desafios, como os Grand Slams e o Mundial do Rio em 2013", afirmou em alusão ao fato de que serão realizados mais dois mundiais em solo brasileiro (o Mundial por equipes em 2012, em Salvador, e o Mundial Sênior em 2015, em São Paulo).

Para o presidente da Suderj (Secretaria Estadual de Esporte e Lazer), Everardo da Silva, o calendário intenso de torneios dá subsídios para que o país se torne uma potência na modalidade. O judô é o único esporte a trazer medalhas para o Brasil desde as Olimpíadas de 1984.

"O judô está dando um passo importante para ajudar a fazer do Brasil uma potencia olímpica, como todos nós desejamos. E esse calendário ajuda a consolidar essa posição", afirmou.

Ao final do evento desta segunda, o peso pesado Daniel Hernandes promoveu uma ação recreativa com jovens judocas da UPP de São Carlos, do Bolsa Atleta e do Instituto Reação, do medalhista olímpico Flavio Canto.

Leia tudo sobre: Grand Slamcbj

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG