Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Rafaela Silva é prata no Campeonato Mundial de judô

Judoca de 19 anos é a segunda brasileira a chegar a uma final de Mundial. Em 2010, Mayara Aguiar também ficou com a prata

Carlos Bortole, especial para o iG, em Paris |

AFP
Rafaela Silva fez uma luta dura contra a japonesa Aiko Sato na final, mas perdeu por ippon
Brasil conquista mais uma medalha de prata no Campeonato Mundial de judô. No segundo dia de competições em Paris, na França, Rafaela Silva, da categoria leve, até 57 kg, fez uma final emocionante, mas perdeu para a japonesa Aiko Sato, quarta melhor do ranking mundial, e ficou com a prata.

Aiko Sato acertou um por ippon (pontuação perfeita que equivale ao nocaute) na parte final da luta, aos 3min42s de confronto, e levou o ouro.

Esta é a segunda medalha de prata para mulheres do Brasil em Campeonatos Mundiais. Em 2010, Mayara Aguiar foi a primeira judoca do País a disputar uma final na competição, mas também acabou derrotada.

Rafaela Silva é uma das revelações do judô brasileiro. A atleta de 19 anos é carioca, nascida e criada na comunidade carente Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Rafaela é fruto do trabalho desenvolvido pelo Instituto Reação, entidade sem fins lucrativos criada pelo medalhista olímpico Flávio Canto e que tem entre seus técnicos o ex-treinador da seleção brasileira, Geraldo Bernardes.

A campanha de Rafaela durante o Mundial foi quase perfeita. E teve início com uma contundente vitória por ippon sobre a italiana campeã olímpica, Giulia Quintavalle. Na segunda fase, nova vitória por ippon, desta vez diante da espanhola Concepcion Bellorin. Nas oitavas de final, a brasileira se encontrou com a grega Ioulietta Bokoulava, desclassificada com hansoku-make (punição que encerra a luta). Nas quartas de final, novo êxito por ippon sobre a alemã Myriam Roper. Na se mifinal, Rafaela encontrou a norte-americana Marty Malloy - adversária conhecida e a quem já havia derrotado em quatro oportunidades -, batendo-a com um perfeito ippon de osoto-gari (golpe de perna).

A judoca de carioca foi a única a lutar por medalhas nesta quarta,Ketleyn Quadros, da mesma categoria de Rafaela, caiu logo na primeira luta para a japonesa Kaori Matsumoto. Erica Miranda foi desclassificada na luta contra a romena Andreea Chitu. Bruno Mendonça, da categoria leve (até 73 kg), foi derrotado pelo estoniano Kunter Rothberg nas oitavas de final.

Como pódio de Rafaela Silva, o Brasil já soma três medalhas no Campeonato Mundial 2001 de judô. No primeiro dia, Leandro Cunha levou a prata e Sarah Menezes ficou com bronze. Os dois repetiram o desempenho do Mundial de 2010, disputado no Japão.

null

Veja as fotos do segundo dia de disputas em Paris

Perfil de Rafaela Silva

Nome - Rafaela Silva
Categoria - Leve (- 57kg)
Data de Nascimento – 24/04/1992 (RJ)
Idade – 19 anos
Clube - Instituto Reação/Fluminense FC/RJ
Ranking Mundial – 7ª colocada

Principais Resultados
- Vice-campeã Mundial Sênior Paris 2011
- Campeã no Campeonato Mundial Sub-20 2008
- Campeã na Copa do Mundo de São Paulo 2011
- Vice-campeã no Grand Slam do Rio de Janeiro 2011
- Campeã no Grand Prix de Dusseldorf 2011
- 5º lugar no Campeonato Mundial Sênior 2009
 

Leia tudo sobre: mundial de judôrafaela silva

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG