Agora o Brasil soma duas medalhas de prata e duas de bronze no campeonato disputado em Paris, na França

Leandro Guilheiro exibe medalha de bronze no pódio do Mundial de judô
Fotocom
Leandro Guilheiro exibe medalha de bronze no pódio do Mundial de judô
Após ser derrotado na semifinal do Mundial pelo montenegrino Srdjan Mrvaljevic , Leandro Guilheiro não tomou conhecimento do representante do Azerbaijão, Eikhan Rajabli, e venceu a disputa do bronze na categoria meio-médio (até 81 kg), faturando mais uma medalha para o Brasil.

Até agora, o País soma quatro medalhas no Campeonato Mundial. Além de Guilheiro, Sarah Menezes foi bronze na categoria ligeiro (até 48 kg). Já Leandro Cunha, da categoria meio-leve (até 66kg), e Rafaela Silva, da categoria leve (até 57 kg), foram prata.

Na luta do bronze, Leandro Guilheiro venceu o rival do Azerbaijão com um ippon de seoi-nague (golpe feito com o braço flexionado no peito do adversário, projetando-o para frente) a 1m25s de duelo.Com este resultado, Leandro acumula duas medalhas em Mundiais (prata em 2010 e bronze em 2011), além de duas conquistas olímpicas (bronze nas Olimpíadas de Atenas/2004 e Pequim/2008).

Trajetória no Mundial

O caminho de Leandro não foi fácil. Diferentemente do ano passado, quando venceu várias de suas lutas por ippon, o brasileiro teve muita dificuldade nos cinco combates contra o colombiano Pedro Castro, o iraniano Amir Nejad Ghasem, o francês Alain Schimitt (E) o moldavo Sergiu Toma e o montenegrino Mrvaljevic. Todos os rivais entraram com a clara intenção de travar as ações de Leandro, impedindo que ele segurasse no judogui em busca de suas melhores técnicas.

Um dos momentos mais dramáticos de sua trajetória foi contra o anfitrião Alain Schimitt, que tinha uma numerosa torcida francesa ao seu lado. A luta terminou empatada no tempo normal (5 minutos) e no golden score (3 minutos). O duelo ficou na mão dos três árbitros. Dois deles deram a vitória ao atleta do Brasil.

A eliminação veio na na semifinal, quando perdeu para o montenegrino Srdjan Mrvaljevic por um wazari contra dois yukos. Depois, Leandro voltou ao tatame e assegurou um lugar no pódio.

Veja as fotos do terceiro dia do Mundial de judô


Perfil de Leandro Guilheiro

Idade: 28 anos Clube
Clube: Esporte Clube Pinheiros/SP
Ranking Mundial:

Principais Resultados
- Medalha de bronze nas Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008
- Vice-campeão mundial Sênior 2010
- Campeão do Grand Slam do Rio de Janeiro 2011
- Vice-campeão no Grand Slam de Paris 2011
- Bronze no Mundial de 2011

Principais adversários
Kim Jae-Bum (Coréia do Sul)
Elnur Mammadli (Azerbaijão)
Takahiro Nakai (Japão)
Travis Stevens (Estados Unidos)
Ivan Nifontov (Rússia)
Sirazhudin Magomedov (Rússia)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.