Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Com ouro, Rafael Silva comanda brasileiros na Copa do Mundo

Judoca brasileiro venceu a decisão contra Adiljon Tulendribaev, do Azerbaijão, país-sede da competição

Gazeta |

A Seleção Brasileira conquistou quatro medalhas na Copa do Mundo do Uzbequistão, realizada neste domingo. Com um ouro, Rafael Silva (+100kg) comandou os judocas nacionais no evento que contou pontos para o ranking mundial e olímpico da modalidade.

Na fase classificatória, o brasileiro venceu o uzbeque Mukhriddin Butaev por ippon e em seguida superou Emil Tahirov, do Azerbaijão, por yuko. Na decisão, Rafael Silva bateu Adiljon Tulendribaev, mais um representante do país-sede, para ficar com o ouro.

Já Maria Portela (70kg) acabou superada na final de sua categoria pela suíça Juliene Robra por ippon, garantindo uma medalha de prata. No caminho para a decisão, ela passou por Dinara Kudarova e Marian Urdabayeva, ambas do Azerbaidão, por ippon.

Maria Suellen Altheman (+78kg) ficou com o bronze ao ganhar de Maryna Slutskaya, da Bielorússia, por ippon, na disputa pelo terceiro lugar. Antes, ela venceu por wazari a cazaque Zarina Abdrassulova, mas foi derrotada por ippon na semifinal pela russa Nataly Sokolova.

Para completar, Luciano Corrêa (100kg) conquistou mais um bronze ao triunfar por ippon sobre o húngaro Balint Frakas. Na primeira rodada, ele passou por ippon pelo indiano Yaima Singh Khaidem. Em seguida, superou o iraniano Javad Mahjoub por wazari, mas na semifinal perdeu por yuko para por Utkur Kurbanov, do Uzbequistão.

Além dos medalhistas, neste domingo Breno Alves (60kg) e Nacif Elias (81kg) terminaram na quinta colocação a Copa do Mundo do Uzbequestão, que teve a participação de um total de 30 países.

Os 22 melhores homens e mulheres no ranking mundial garantem vaga nos Jogos de Londres-2012. No entanto, apenas um atleta por país lutará em cada categoria nas Olimpíadas. A medalha de ouro em uma etapa de Copa do mundo vale 100 pontos, enquanto a prata significa 60 e o bronze, 40.

Leia tudo sobre: rafael silvajudo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG