Brasil já conquistou duas pratas e dois bronzes no campeonato em Paris, na França

A medalha de bronze de Leandro Guilheiro nesta quinta-feira em Paris igualou a marca obtida pelo Brasil no Mundial de 2010. Mas este número poderá sofrer alterações nesta sexta-feira, quando entram no tatame do Palais Ominisports de Bercy, em Paris, os judocas da categoria médio, Tiago Camilo, Hugo Pessanha e Maria Portela, e a meio-pesado Mayra Aguiar.

Até agora, com a conquista de Guilheiro na categoria meio-médio, o Brasil já soma quatro medalhas no Mundial: dois bronzes (com Leandro Guilheiro e Sarah Menezes) e duas pratas (com Rafaela Silva e Leandro Cunha).

Cabeças de chaves de suas categorias, Tiago, Hugo e Mayra são considerados pela mídia especializada como fortes candidatos a subir ao pódio.

Mayra, vice-campeã mundial em 2010, tenta repetir a façanha de chegar à final do torneio e levar o ouro da categoria. Tiago e Hugo levam para a disputa, além das dificuldades inerentes ao torneio, a responsabilidade de acumularem pontos que os levem às Olimpíadas de Londres, em 2012. Atualmente Tiago ocupa e sétima posição no ranking e Hugo a oitava. A diferença é de apenas dois pontos entre ambos.

Maria Portela completa o dia do judô nacional na França. Veja o perfil dos brasileiros que lutarão nesta sexta-feira:

Mayra Aguiar
Divulgação/Fotocom.net
Mayra Aguiar
Tiago Camilo
Categoria:
Médio-médio (90kg)
Idade: 29 anos
Clube: Esporte Clube Pinheiros/SP
Ranking Mundial:
Número de atletas na categoria: 71

Principais resultados
- Vice-campeão nas Olimpíadas de Sydney 2000
- Medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008
- Campeão Mundial Sênior 2008
- Vice-campeão do Grand Slam de Paris 2011
- Medalha de bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro 2011

Principais adversários
Ilias Iliadis (Grécia)
Takashi Ono (Japão)
Daiki Nishiyama (Japão)
Kirill Denisov (Rússia)
Elkhan Mammadov (Azerbaijão)

Tiago Camilo despontou cedo para o judô. Talentoso e determinado, tornou-se campeão mundial juvenil e junior no final dos anos 90. Em 2.000, se consagrou ao arrebatar a medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney e se tornar o mais novo judoca do mundo a subir ao pódio em Olimpíadas. Já na categoria meio-médio, ficou fora das Olimpíadas de Atenas, em 2004, ao perder a vaga para Flávio Canto. Em 2007, Tiago conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial, no Rio, vencendo todas as suas lutas por ippon e sendo eleito o melhor judoca da competição. No ano seguinte, nas Olimpíadas de Pequim, escalou o pódio novamente para receber a medalha de bronze, sua segunda distinção olímpica. Em 2009, Tiago Camilo subiu para os médios e desde então figura entre os melhores da categoria. Neste Mundial tem boas chances de vitória. Seu principal rival é o grego campeão olímpico Ilias Iliadis. Tiago estréia contra o alemão Aaron Hildebrand. Nas etapas seguintes deve enfrentar o sul-coreano Dae-Nam Song. Avançando às quartas de final, o adversário deverá ser um velho conhecido: o japonês Takashi Ono.

Mayra Aguiar
Divulgação/Fotocom.net
Mayra Aguiar
Hugo Pessanha
Categoria : Médio (90kg)
Idade: 25 anos
Clube: Minas Tênis Clube/MG
Ranking Mundial:
Número de atletas na categoria : 71

Principais Resultados
- Campeão do Grand Slam do Rio de Janeiro 2010
- Medalha de bronze no Grand Slam de Moscou 2011
- Vice-campeão mundial por Equipes 2008
- Campeão da Copa do Mundo de São Paulo 2010
- Campeão da Copa do Mundo de Miami 2011

Principais adversários
Ilias Iliadis (Grécia)
Takashi Ono (Japão)
Daiki Nishiyama (Japão)
Kirill Denisov (Rússia)
Elkhan Mammadov (Azerbaijão)

O carioca Hugo Pessanha reencontrou seu melhor judô, após algumas contusões que o tiraram de competições importantes, dentre as quais o Mundial de 2007. Atualmente treinando no Minas Tênis Clube, Hugo se consolidou entre os melhores médios do mundo, ocupando atualmente a oitava posição no ranking da federação Internacional de Judô, apenas dois pontos atrás de seu rival na corrida pela vaga olímpica, Tiago Camilo. Campeão do Grand Slam do Rio de Janeiro, em 2010, e medalha de bronze no Grand Slam de Moscou, em 2011, Hugo progrediu muito técnica e fisicamente nos últimos anos, o que lhe dá condições de sonhar com medalha neste Mundial. Cabeça de chave, estreará contra o letão Aigars Milenbergs. Em uma hipotética semifinal poderá encontrar o atual campeão mundial e campeão olímpico em Atenas, em 2004, e líder do ranking, o grego Ilias iliadis.

Mayra Aguiar
Divulgação/Fotocom.net
Mayra Aguiar
Maria Portela
Categoria:
Médio (-70kg)
Idade: 23 anos
Clube: Sogipa/RS
Ranking Mundial: 19 º
Número de atletas na categoria: 48

Principais Resultados
- Medalha de bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro 2011
- Medalha de bronze na Copa do Mundo de São Paulo 2011
- Medalha de bronze na Copa do Mundo de Miami 2011
- Vice-campeã Panamericana 2009 e 2011

Principais adversárias
Lucie Decosse (França)
Edith Bosch (Holanda)
Ye-Sul Hwang (Coréia do Sul)
Yoriko Kunihara (Japão)
Anett Meszaros (Hungria)
Haruka Tashimoto (Japão)
Yuri Alvear (Colômbia)

Maria Portela entra neste Mundial sem o favoritismo de algumas de suas companheiras de seleção. Nada que a impeça de fazer um bom trabalho e solidificar sua melhoria técnica e física ocorrida nos últimos anos. Gaúcha de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, morou durante quatro anos em São Paulo. De volta a terra natal, defende atualmente a Sogipa, de Porto Alegre. Sua caminhada na competição tem início contra a vencedora do duelo entre a canadense Kelita Zupancic e a alemã Kerstin Thiele. A favorita de sua chave é a experiente holandesa, Edith Bosch.

Mayra Aguiar
Divulgação/Fotocom.net
Mayra Aguiar
Mayra Aguiar
Categoria:
Meio-pesado (-78kg)
Idade: 20 anos
Clube: Sogipa/RS
Ranking Mundial:
Número de atletas na categoria: 40

Principais Resultados
- Vice-campeã Mundial Sênior 2010
- Campeã Mundial Sub-20 2010
- Vice-campeã Mundial Sub-20 2008
- Campeã do Grand Slam do Rio de Janeiro 2011
- Medalha de bronze nos Grand Slams de paris e Moscou em 2011

Principais adversárias
Akari Ogata (Japão)
Kayla Harrison (Estados Unidos)
Xiuli Yang (China)
Audrey Tcheumeo (França)
Abigel Joo (Hungria)
Lucie Louette (França)

A meio-pesado Mayra Aguiar é hoje uma das principais atletas do mundo em sua categoria. Vice-campeã mundial em 2010 está muito bem cotada para conquistar sua segunda medalha em Mundiais. Competidora de primeira linha tem o estilo parecido com seu amigo gaúcho e bicampeão mundial 2005/2007, João Derly. Os dois treinam juntos no Clube Sogipa, em Porto Alegre. A judoca tem chances reais de chegar à final do torneio, repetindo o feito do ano passado. Sua estréia deverá ser tranqüila contra a camaronesa Hortence Atangana. Nas quartas de finais, a provável adversária será a húngara Abigel Joo. Na semi, o confronto pode ser diante da japonesa Akari Ogata.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.