Tamanho do texto

Tiago Camilo e Maria Suelen Altheman venceram em suas categorias e contabilizaram pontos na briga pela vaga para Londres

selo

Vipcomm
Tiago Camilo foi medalha de ouro na etapa da Copa do Mundo de Amsterdã
O Brasil conquistou neste domingo duas medalhas de ouro no Grand Prix de Amsterdã, etapa do Circuito Mundial de Judô. Tiago Camilo venceu na categoria até 90 kg, enquanto Maria Suelen Altheman foi soberana entre as peso pesados (acima de 78 kg). Assim o país fecha a competição com três pódios, uma vez que havia faturado prata no sábado, com Ketleyn Quadros (até 57 kg).

Para chegar ao ouro, Camilo teve que vencer cinco lutas, todas por ippon, contra Winston Gordon (Grã-Bretanha), Dmitri Gerasimenko (Sérvia), Timur Bolat (Casaquistão), David Alarza (Espanha) e Kirill Voprosov (Rússia).

Leia mais: Bronze em 2008, judoca viaja em busca de vaga para Londres

Já Maria Suelen Altherman estreou vencendo a dominicana Leidi German, por ippon. Depois, passou pela holandesa Carola Uilenhoed, com um yuko. Na sequência, ela superou a eslovena Lucija Polavder por wazari e avançou à final, quando bateu a chinesa Qian Qin por Yuko.

Os demais brasileiros não foram bem em Amsterdã. Na categoria até 81 kg, Flávio Canto perdeu logo na estreia, para Aliaksandr Stsiashenka, da Bielo-Rússia, por ippon.

Na categoria 100kg, Leonardo Leite folgou na primeira rodada e estreou na segunda, perdendo para Lukas Krpalek (República Checa), por ippon. Luciano Correa perdeu antes, ainda na primeira fase, para os israelense Or Sasson, também por ippon.Entre os pesados, Rafael Silva e Daniel Hernandes, que também disputam ponto a ponto a vaga olímpica, tiveram desempenho idêntico, perderam na segunda rodada da competição.