Torneio em Almaty, no Casaquistão, continua neste domingo, com a participação de sete judocas brasileiros

selo

Sarah Menezes manteve o desempenho do Masters de 2011, quando ficou em terceiro lugar
Reuters
Sarah Menezes manteve o desempenho do Masters de 2011, quando ficou em terceiro lugar
As brasileiras conquistaram duas medalhas de bronze no primeiro dia do Masters de Judô, que está sendo realizado na cidade de Almaty, no Casaquistão, e reúne os 16 melhores lutadores de cada categoria. Sarah Menezes (até 48kg) e Rafaela Silva (até 57kg) venceram dois combates, mas perderam nas semifinais neste sábado, garantindo ambas a terceira colocação.

O resultado renderá 160 pontos para as brasileiras no ranking mundial, que definirá os judocas classificados para a Olimpíada de Londres. Com o bronze, Sarah Menezes repetiu o desempenho do Masters de 2011, que foi realizado em Baku, no Azerbaijão, quando também parou nas semifinais.

Sarah Menezes, terceira colocada no ranking, estreou com vitória sobre a romena Alina Dumitru, que está em sexto lugar na lista. Depois, superou a casaque Alexandra Podryanova, número 44 do mundo, que foi convidada pela organização. Nas semifinais, porém, perdeu por um wazari para a japonesa, que está na segunda posição no ranking.

Rafaela Silva avançou até as semifinais com vitórias sobre Kifayat Gasimova, do Azerbaijão e número 13 do ranking, e Sarah Loko, da França, que ocupa o 18º lugar na lista. Sétima do ranking, a brasileira perdeu nas semifinais para a japonesa Kaori Matsumoto, que lidera a lista da categoria.

Os outros brasileiros que competiram neste sábado não tiveram bom desempenho. Entre as mulheres, Erika Miranda (até 52kg) perdeu para a japonesa Yuka Nishida e Mariana Silva (até 63kg) foi superada pela holandesa Anicka van Emden.

Entre os homens, o Brasil não conseguiu sequer uma vitória neste sábado. Felipe Kitadai (até 60kg) só estreou na segunda rodada, mas perdeu para o russo Arsen Galstyan. Leandro Cunha (até 66kg) foi derrotado pelo também russo Alim Gadanov. Já Bruno Mendonça (até 73kg) foi eliminado pelo ucraniano Volodymyr Soroka.

O Masters de Judô prossegue neste domingo com a participação de sete judocas brasileiros: Tiago Camilo (até 90kg), Hugo Pessanha (até 90kg), Luciano Correa (até 100kg), Rafael Silva (mais de 100kg), Daniel Hernandes (mais de 100kg), Mayra Aguiar (até 78kg) e Maria Suelen Altheman (mais de 78kg).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.