No último torneio antes do Grand Slam do Rio, Ketleyn Quadros foi prata e Taciana Lima faturou o bronze

O Brasil encerrou com duas medalhas o primeiro dia de disputa da etapa de Lisboa da Copa do Mundo de Judô. Ketleyn Quadros foi prata na categoria até 57 kg, enquanto Taciana Lima faturou o bronze nos 48 kg. Em Tallinn, na Estônia, onde competem os homens, nenhum brasileiro passou da primeira luta. 

No último torneio antes do Grand Slam do Rio de Janeiro , que acontece na semana que vem, Ketelyn somou 60 pontos no ranking mundial com a segunda colocação em Portugal - atualmente ela é apenas a 26.ª na sua categoria -, enquanto Taciana (22.ª) faturou 40 com o bronze. 

Em Lisboa, Ketleyn Quadros bateu a belga Lotte Denoo e a russa Pari Surakatova, ambas por ippon, nas duas primeiras lutas. Nas quartas de final, superou, dentro de casa, a portuguesa Telma Monteiro, vice-líder do ranking mundial e dona de quatro medalhas em Campeonatos Mundiais. Nas semifinais, venceu a grega Ioulietta Boukouvala, por decisão dos árbitros. Mas, na decisão, caiu frente à campeã olímpica Giulia Quintavalle, da Itália. 

Já Taciana Lima venceu a russa Mariya Persidskaya na primeira luta e depois perdeu para a portuguesa Ana Hormigo, por yuko. Na repescagem, venceu a alemã Kay Kraus e foi para a disputa do bronze, derrotando a espanhola Vanessa Nunes. Outra brasileira a lutar em Lisboa neste sábado foi Andressa Fernandes, foi derrotada na estreia pela russa Natalia Sinitsyna.

No masculino,em Tallinn, Alex Pombo da Silva perdeu logo em sua primeira luta para Gollan Pollack, de Israel, na categoria até 66 kg. No peso acima, de 73 kg, Marcelo Contini foi derrotado na primeira vez que subiu ao tatame, pelo alemão Christopher Voelk, que acabou ficando com o ouro na etapa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.