Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Brasil busca protagonismo em Mundial de judô ofuscado pelo UFC

Seleção nacional disputa o torneio na França com 19 judocas, como Mayra Aguiar e Leandro Guilheiro

Rodrigo Farah, iG São Paulo |

nullO Campeonato Mundial de judô sempre foi uma referência no mundo das lutas. Mas apesar de ser um dos eventos mais importantes das artes marciais, o torneio começará a ser disputado nesta terça-feira longe dos holofotes verde-amarelos. Com a proximidade do UFC Rio, o evento em Paris perdeu espaço e ficou em segundo plano para os amantes de lutas do Brasil.

Getty Images
Segundo colocado do ranking mundial, Guilheiro é esperança de medalha entre os meio-médios (81kg)
Até poucos anos atrás, o Mundial era a competição mais difícil entre todas do judô, definindo o melhor atleta em cada categoria da modalidade. Porém, ele passou a ser anual desde Pequim-2008, o que também contribuiu para a queda do status do evento.

Não bastasse isso, a proximidade do UFC Rio também fez com que o Mundial de judô ficasse em baixa dentro do Brasil. O retorno da franquia de MMA no dia 27 de agosto, na Arena HSBC, roubou boa parte da atenção do Mundial na França para os brasileiros.

A própria seleção nacional trata o campeonato mais como um importante degrau para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. “O Mundial é a competição que contará mais pontos rumo à classificação para as Olimpíadas”, comentou o médio Tiago Camilo.

O Brasil começa o torneio com a obrigação de se confirmar como um dos países mais fortes dentro da modalidade. A seleção viajou à França com uma equipe de 19 atletas, que participarão do campeonato de terça a domingo, quando acontece a disputa por equipes.

A seleção comandada por Luís Shinohara e Rosicléia Campos conta com alguns favoritos ao ouro. Os dois principais são o meio-médio Leandro Guilheiro (81kg) e a meio-pesado Mayra Aguiar (70kg). Outros judocas que tem boas chances de medalha são Érika Miranda (meio-leve - 52kg), Tiago Camilo e Hugo Pessanha (médio - 90kg).

Ao todo, o Brasil já conquistou 23 medalhas na história do Mundial – quatro ouros, cinco pratas e 14 bronzes. Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar são os atuais vice-campeões de suas categorias.

Leia tudo sobre: judôLeandro GuilheirolutasLondres 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG