Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Ícone do atletismo, Gebrselassie anuncia aposentadoria

Etíope de 37 anos é considerado o melhor fundista da história, com uma carreira recheada de conquistas e recordes em diferentes distâncias no atletismo

Agência Estado |

O recordista mundial Haile Gebrselassie anunciou neste domingo a sua aposentadoria, após abandonar a disputa da Maratona de Nova York, nos Estados Unidos.

Gebrselassie desistiu da corrida deste domingo no 25º quilômetro por conta de uma lesão no joelho direito. No sábado, exames mostraram fluido e constataram uma tendinite no local. Mesmo assim, ele resolveu correr em Nova York. Depois, porém, surpreendeu ao anunciar a sua aposentadoria.

"Estou me aposentando. É hora de me afastar e dar chances aos mais jovens", declarou o etíope, momentos depois da vitória do estreante Gebre Gebremariam, também da Etiópia.

"Nunca havia pensado na minha aposentadoria. Mas, pela primeira vez, este é o dia [de tomar esta decisão]. Deixem-me parar e procurar outro trabalho. Eu me esforcei bastante para vencer esta corrida, mas não deu certo", lamentou o experiente corredor, que acumulou 27 recordes mundiais em sua vitoriosa carreira.

Sua principal marca foi conquistada em 2008, quando cravou, na Maratona de Berlim, o tempo de 2min03s59, tempo insuperável até hoje. Gebrselassie ainda detém os recordes das provas de 20 mil metros, de Uma Hora e de 30km.

O etíope ostenta ainda duas conquistas olímpicas, ambas nos 10 mil metros, nos Jogos de Atlanta/1996 e Sydney/2000. Gebrselassie também soma oito títulos mundiais, nas distâncias de 1.500 metros, 3 mil, 5 mil e 10 mil metros.

Leia tudo sobre: atletismo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG