Tamanho do texto

Tradicional Ryder Cup existe desde 1926 e, em 2022, será disputada em Roma. E isso causou muita confusão na capital italiana

A votação de uma garantia financeira pública para a realização do tradicional torneio Ryder Cup de golfe em Roma, na Itália, voltou a colocar o governo e a oposição em "guerra" no país. A capital ganhou o direito de sediar a edição de 2022 do evento em dezembro de 2015, derrotando Áustria, Alemanha e Espanha, tornando-se apenas a quarta nação europeia a ter a chance de realizar o estrito torneio.

LEIA MAIS: Cissé agora é DJ! Relembre ex-jogadores que se arriscaram no mundo musical

A Ryder Cup é um evento bienal de golfe que reúne os maiores nomes do esporte, entre Estados Unidos e Europa, sendo realizado desde 1926 - quando era disputada apenas por britânicos e norte-americanos. Até hoje, apenas a Espanha (1997) e Irlanda (2006), além da França (2018), já sediaram a competição.

Ryder Cup de golfe acontece desde 1926
Reprodução
Ryder Cup de golfe acontece desde 1926

No entanto, a garantia para realização do evento, estimado em 97 milhões de euros, foi rejeitada pelo Senado da Itália. A medida foi colocada dentro do texto que analisava a questão da crise dos bancos populares no país e foi retirada pelos senadores. No Brasil, a prática de incluir uma medida dentro de outra lei é chamada de "jabuti".

"O presidente do Senado, Piero Grasso, não rejeitou a medida, mas classificou de inadmissível que a emenda do golfe fosse no decreto 'salva-banche'. Mas, isso não significa que a medida não possa tomar uma estrada diferente e obtenha consenso", disse o presidente da Federação Italiana de Golfe, Franco Chimenti.

LEIA MAIS: Já pensou em ver "Carne de búfalo" na NFL? Isso é possível; entenda

No entanto, a polêmica estava instaurada. Diversos membros da oposição começaram a questionar o projeto e a lisura de Chimenti em ressarcir os cofres públicos.

"Eu não renuncio a esse projeto porque nós conquistamos isso. É um projeto honesto e são. Não haverá extravagâncias. Não posso aceitar esse ataque frontal, injusto e inadmissível. O projeto Ryder Cup vai adiante. Eu sou incapaz de roubar. A federação é testemunha da minha pontualidade", acrescentou Chimenti.

Mais manifestações de apoio

O ministro do Esporte da Itália, Luca Lotti, também se manifestou sobre o caso e pediu que o país "não negue essa oportunidade" apenas por "uma inútil apelação ao populismo".

Ministro Luca Lotti defende a realização do torneio de golfe na Itália
Reprodução
Ministro Luca Lotti defende a realização do torneio de golfe na Itália

"O presidente Grasso não bloqueou a emenda em seu mérito e isso muitos fazem de conta de não entender. Quero ser claro: aqui não se discute o futuro de um ministro ou de uma federação, aqui se fala de um grande evento esportivo que representa uma ocasição histórica para o nosso país", disse ainda em nota Lotti.

Criticando alguns senadores, que afirmam que a medida é para desviar dinheiro, o ministro ressaltou ainda que o evento deve injetar "cerca de 400 milhões de euros" na economia local, entre construções e empregos. "Todos aqueles que dizem não à Ryder, como lidam com esses números? Estão felizes em negar essa oportunidade aos italianos?", questionou ainda.

LEIA MAIS: Garoto de 15 anos faz incríveis 92 pontos em jogo de basquete nos EUA

Quem também se manifestou foi o presidente da Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, que lembrou da desistência da cidade de Roma da disputa para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2024 por uma decisão da prefeita Virginia Raggi, do partido populista Movimento Cinco Estrelas (M5S).

"Se a realização corre risco? Aqui não é que o golfe ou o mundo do esporte que quer vencer uma candidatura. Ela já foi conquistada com responsabilidades já assumidas. A menos que a cidade queira fazer uma figura que vai se comentar por si só, nós não devemos pensar em outra coisa", disse Malagò lembrando de Roma 2024. *Com informações da Ansa