Tamanho do texto

Juntamente com outras mulheres, a jovem aderiu à campanha #MeToo e fez revelações assustadoras sobre o médico da seleção dos EUA, Larry Nassar

A medalhista olímpica norte-americana, McKayla Maroney, entrou na campanha #MeToo (eu também, em inglês), nesta quarta-feira, em que atletas e atrizes de Hollywood têm denunciado nas redes sociais casos de abuso sexual . A jovem, famosa por fazer uma careta no pódio de Londres 2012, acusa Larry Nassar , médico que trabalhou com a equipe de ginástica artística dos Estados Unidos, de a ter molestado quanto tinha apenas 13 anos.

Leia também: Ginasta campeã olímpica revela ter sido estuprada durante etapa da Copa do Mundo

McKayla Maroney, campeã olímpica em Londres 2012, é mais uma a acusar o médico Larry Nassar por abuso sexual
Reprodução
McKayla Maroney, campeã olímpica em Londres 2012, é mais uma a acusar o médico Larry Nassar por abuso sexual

Nassar já foi acusado anteriormente de abusar sexualmente mais de 100 ginastas. De acordo com McKayla Maroney , aposentada desde 2016 após seguidas lesões, o médico a molestou diversas vezes. Nesta terça-feira, a também campeã olímica Tatiana Gutsu, da Ucrânia, revelou ter sido estuprada pelo ex-atleta bielorusso Vitaly Scherbo, quando tinha 15 anos.

“As pessoas devem saber que isso não acontece apenas em Hollyowood, acontece em todos os lugares. Começou quando eu tinha 13 anos, em um de meus primeiros campeonatos nacionais, no Texas, e não parou até que eu me aposentasse", afirmou Maroney em suas redes sociais.

"Sei o quão difícil é falar publicamente sobre algo tão horrível e tão pessoal porque aconteceu comigo também. Eu tinha o sonho de chegar à Olimpíada, e as coisas por que passei para chegar lá foram desnecessárias e nojentas. Eu fui molestada pelo Dr. Larry Nassar, médico da equipe feminina dos Estados Unidos. Ele me disse que eu estava recebendo 'tratamento médico necessário que ele vinha aplicando em seus pacientes por mais de 30 anos'", continuou.

Leia também: Três ex-ginastas dos EUA acusam médico por abuso sexual

"A noite mais terrível da minha vida aconteceu quando eu tinha 15 anos. Tinha viajado durante todo o dia para Tóquio com a equipe. Ele me deu uma pílula para dormir, e a próxima coisa que lembro é estar sozinha com ele no seu quarto de hotel recebendo 'tratamento'. Pensei que fosse morrer naquela noite. As coisas precisam mudar. Nosso silêncio deu poder por muito tempo às pessoas erradas. É hora de retomar nosso poder. E lembre-se: nunca é tarde para denunciar", acrescentou a ex-atleta.

Careta

Hoje com 21 anos, a norte-americana foi ouro por equipes nos Jogos Olímpicos de Londres e prata no individual. Ela também tem medalhas em Campeonatos Mundiais. A sua expressão com a boca de lado após a prata ficou tão famosa que, além de se tornar um meme na internet, fez o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, posar para uma foto com a mesma careta. Sua aposentadoria precoce se deu após sofrer várias lesões durante o ciclo olímpico dos Jogos do Rio.

McKayla Maroney faz sua tradicional careta ao lado de Barack Obama
Pete Souza/Casa Branca
McKayla Maroney faz sua tradicional careta ao lado de Barack Obama

Outros crimes de Larry Nassar

As primeiras acusações contra Larry Nassar foram no final do ano passado. Desde então, ele está preso em Grand Rapids, no estado de Michigan. No dia 27 de novembro, ele receberá a sentença por uma acusação de pornografia infantil e pode pegar até 60 anos de prisão. Além disso, existem outras 22 acusações de abuso sexual em Michigan e pode pegar prisão perpétua.

Leia também: Escândalo sexual nos EUA causa demissão do presidente da federação de ginástica

Os pais de ginastas e ex-ginastas, como é McKayla Maroney, processaram a Federação de Ginástica dos Estados Unidos (US Gymnastics) e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) por acreditarem que as entidades acobertaram as ações do médico durante mais de 20 anos. Ele alega inocência.