Tamanho do texto

Tatiana Gutsu relatou em seu Facebook que foi violentada quando tinha apenas 15 anos pelo também campeão olímpico Vitaly Scherbo

A ex-ginasta ucraniana e campeã olímpica Tatiana Gutsu afirmou, em uma publicação no seu Facebook, nesta terça-feira, que o também ex-ginasta e campeão olímpico Vitaly Scherbo , de Belarus, a estuprou durante uma etapa da Copa do Mundo de ginástica artística no começo dos anos 1990.

Leia também: Escândalo sexual nos EUA causa demissão do presidente da federação de ginástica

Tatiana Gutsu conquistou duas medalhas olímpicos em 1992 e foi estuprada um ano antes por Vitaly Scherbo
Nancy Raymond/Reprodução
Tatiana Gutsu conquistou duas medalhas olímpicos em 1992 e foi estuprada um ano antes por Vitaly Scherbo

A campeã olímpica conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos de 1992, em Barcelona, na Espanha, no individual geral e por equipes, além de uma prata na trave e um bronze no solo, todas elas competindo pela Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Ela acumula medalhas também em Campeonatos Europeus e Mundiais.

O abusador, que conquistou seis medalhas douradas na mesma edição dos Jogos, todas pela CEI, quando ainda defendia a antiga União Soviética, além de títulos em Campeonatos Mundiais, foi chamado de monstro por Gutsu, que disse ainda que ele a manteve intimidada por anos.

Leia também: Campeã olímpica leiloa suas medalhas de ouro para tentar sobreviver

Hoje com 41 anos, a ex-ginasta afirma que o crime aconteceu durante a Copa do Mundo disputada em 1991, em Stuttgart, na Alemanha. Além do ex-atleta, a ucraniana disse que Tatyana Toropova, companheira de equipe de Gutsu, por não ter a defendido, além de mencionar Rustan Sharipov, ucraniano que também foi campeão por equipes pela CEI em 1992 e das paralelas, o chamando de guarda-costas.

Leia a declaração na íntegra

Essa sou eu sendo corajosa após 27 anos. Tatyana Toporova, que eu pensava que era minha amiga e colega no time nacional da URSS, obrigado por não ser corajosa por mim quando precisei que você se levantasse, que me apoiasse e lutasse pelos direitos da mulher em um ato tão terrível. Não é não. Você estava lá, ouviu tudo e não fez nada para me proteger...

Rustam Sharipov, obrigado por ser um grande guarda-costas para seu amigo que me estuprou em Stuttgart 1991 e não me protegeu quando eu era uma garotinha com 15 anos.

Vitaly Sherbo, monstro que me deixou presa com medo por tantos anos. Eu sei que você vai tentar se defender, mas meus detalhes são muito mais fortes do que suas palavras. Eu estou mais forte do que nunca. Você não pode mais me derrubar. Essa é a minha história de Cinderella.

Eu sobrevivi a você e irei apoiar qualquer uma que quiser denunciar e que irá ganhar confiança em si mesma para ajudar outras mulheres.

Obrigada Gena Tay.

Leia também: Campeã olímpica Simone Biles posta vídeo sob efeito de anestesia e arranca risadas; assista