Brasil tenta manter a hegemonia no futsal mundial e busca o hepta na Tailândia

Atual campeã, seleção conquistou quatro títulos pela Fifa e outros dois pela Fifusa. Na edição de 2012, Falcão pode entrar para história como maior artilheiro e jogador que mais atuou

Mário André Monteiro - iG São Paulo |

Gazeta Press
Brasil é o atual campeão mundial de futsal, título conquistado em 2008, no Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, começa mais uma edição da Copa do Mundo de futsal da Fifa, na Tailândia - os jogos serão realizados na capital Bagcoc e na cidade de Nakhon Ratchasima. Será a 7ª vez que o torneio acontece com organização da entidade máxima do futebol, e o Brasil tenta manter a hegemonia no esporte.

O Brasil será campeão mundial de futsal em 2012? Deixe seu recado e comente

Nas seis edições anteriores, a seleção brasileira foi campeã quatro vezes, enquanto a Espanha ficou com o título nas outras duas oportunidades. E antes do Mundial ser administrado pela Fifa, a partir de 1989, aconteceram três edições geridas pela Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão), quando o Brasil levou dois títulos (1982 e 85) e o Paraguai um (1988).

Confira os campeões ano a ano :

Ano Campeão Vice 3º lugar Sede
1982* Brasil Paraguai Uruguai Brasil
1985* Brasil Espanha Paraguai Espanha
1988* Paraguai Brasil Espanha Austrália
1989 Brasil Holanda EUA Holanda
1992 Brasil EUA Espanha Hong Kong
1996 Brasil Espanha Rússia Espanha
2000 Espanha Brasil Portugal Guatemala
2004 Espanha Itália Brasil China
2008 Brasil Espanha Itália Brasil

*Competições geridas pela Fifusa

Para buscar o heptacampeonato mundial na Ásia, o Brasil terá que apagar a má impressão deixada nas eliminatórias sul-americanas disputadas no último mês de abril, em Gramado-RS, quando foi derrotado pelo Paraguai na semifinal em casa e ficou apenas na 3ª colocação .

Atual campeã mundial, a seleção brasileira é considerada a principal favorita ao título na Tailândia, fato que não incomoda o técnico Marcos Sorato, o Pipoca. Para ele, a sua equipe está acostumada a lidar com o favoritismo, mas mesmo assim é importante ter atenção com as dificuldades que sempre aparecem.

VOCÊ VIU:  Confederação de Futsal divulga fotos de craques do futebol quando crianças

CBFS/Divulgação
Marcos Sorato, o Pipoca, técnico do Brasil

"As partidas contra a Rússia, na semifinal, e contra a Espanha, na final, foram extremamente complicadas", disse Pipoca, se referindo ao Mundial de 2008. "Na Tailândia, temos que dar um passo de cada vez. Sabemos que somos favoritos, mas juntamente com outras seleções. A definição acontece dentro das quatro linhas e não tem nada a ver com a história ou com as palavras", completou o treinador.

Leia as últimas de futsal no iG Esporte

A primeira fase da competição conta com 24 seleções divididas em seis grupos com quatro equipes cada. Se classificam para as oitavas os dois primeiros colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros. O Brasil é cabeça de chave do grupo C, ao lado de Japão, Líbia e Portugal. 

"Esse é o grupo mais equilibrado de todo o Mundial. Em 2010, enfrentamos a Líbia, que é uma equipe considerada mais fraca em relação às outras, e vencemos por um placar apertado de 2 a 1. O Japão, campeão asiático, tem no banco Miguel Rodrigo, um grande treinador. Já Portugal, por sua vez, não é somente um conjunto de qualidade, mas um candidato ao título", disse Pipoca, analisando o grupo.

Veja as chaves da Copa do Mundo 2012 :

Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D Grupo E Grupo F
Tailândia Espanha Brasil Argentina Egito Rússia
Costa Rica Irã Japão México Sérvia Ilhas Salomão
Ucrânia Panamá Líbia Itália Rep. Tcheca Guatemala
Paraguai Marrocos Portugal Austrália Kuwait Colômbia


Muitos apontam que o principal adversário do Brasil será a bicampeã Espanha, que também está na Tailândia com um elenco forte. Os atuais campeões europeus terão à disposição toda a experiência de Kike, fixo de 34 anos que participou da conquista de ambos os títulos mundiais espanhóis (2000 e 2004), e ainda do pivô Fernandão, que espera continuar marcando os muitos gols que fez durante as eliminatórias.

NO BRASIL:  Orlândia busca reação incrível contra Joinville e fatura a Liga Futsal

Fifa/Divulgação
Falcão em ação pela seleção brasileira

Entre os 336 jogadores convocados nas seleções, a grande estrela é o brasileiro Falcão, eleito o melhor jogador de futsal pela Fifa no último ano, prêmio que já conquistou três vezes na carreira - 2011, 2008 e 2004.

O ala está a apenas nove gols de igualar a marca do compatriota Manoel Tobias como maior artilheiro da história de mundiais e também pode se tornar o jogador com mais aparições na competição. Tobias tem 43 gols em 31 jogos, enquanto Falcão tem 34 gols em 26 partidas.

E MAIS: Artilheiro dos gramados, Dimba estreia no futsal com dois gols

Além de Falcão, outros nomes de peso estarão presentes na Copa do Mundo de futsal. Um deles é Pula, pivô paulistano naturalizado russo e que terminou na artilharia da competição há quatro anos, com 16 gols. Em Portugal, o ala Ricardinho é o grande destaque. Ele foi eleito o melhor jogador do mundo em 2010 e comanda o time luso em 2012.

Outro atleta que deverá ser o centro das atenções nas quadras tailandesas é Kazu Miura, ídolo japonês que tem quase 100 jogos disputados pela sua seleção de futebol de campo e que agora, aos 45 anos de idade, vai defender seu país no futsal. Atuando no Brasil entre as décadas de 80 e 90, o meia-atacante jogou no Santos, Coritiba, CRB, Matsubara e XV de Jaú.

Números e curiosidades do Mundial de futsal :

►1722 gols foram marcados nas seis edições do Mundial de Futsal já organizados pela Fifa;

► 387 desses gols foram anotados na última edição, em 2008, sendo o torneio com mais tentos;

► O maior artilheiro de todos os tempos em Mundiais é o brasileiro Manoel Tobias: 43 gols;

Getty Images
Aos 45 anos, Kazu Miura vai defender o Japão

► O jogador brasileiro também é o atleta com o maior número de partidas em Mundiais: 31 jogos;

► A partida com o maior número de gols em Mundiais é Rússia 31 x 2 Ilhas Salomão, placar registrado no torneio de 2008;

► O brasileiro naturalizado russo chamado Pula fez 9 gols na partida e se tornou o jogador que mais vezes balançou a rede em um único jogo no campeonato;

► Ricardinho, de Portugal, foi o jogador mais jovem a entrar em quadra em Mundiais. Em 2000, ele tinha apenas 15 anos e 2 meses de idade;

► Já o mais velho foi o Satoru Noda, do Japão, que em 1989 tinha 44 anos e 9 meses de idade quando jogou. O recorde, porém, será quebrado em 2012 pelo também japonês Kazu Miura, que já passou dos 45 anos e está no time que joga este ano;

► 12 jogadores já disputaram o Mundial de futsal e a Copa do Mundo de futebol de campo, sendo que três deles fizeram gols em ambos os torneios: Lakhdar Belloumi, da Argélia, Brian Laudrup, da Dinamarca, e Bruce Murray, dos EUA;

► Brasil, Argentina e Espanha são os únicos países que jogaram todas edições do Mundial;

► Colômbia, Kuwait, México, Marrocos, Panamá e Sérvia farão sua estreia na competição, elevando para 43 o número de países que já disputaram o Mundial;

► O Brasil é o time que mais fez gols na história do torneio: 322. A Espanha aparece em segundo na artilharia com 196 gols.

    Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG