Tamanho do texto

Comandando pelo quarterback reserva Nick Foles, Philadelphia Eagles derruba o atual campeão em jogo emocionante; Brady também brilha

Pela primeira vez em sua história, o Philadelphia Eagles é campeão do Super Bowl . A equipe da Pensilvânia derrotou o então campeão New England Patriots pelo placar de 41x33 na noite deste domingo (4) em partida disputada em Mineápolis. O jogo foi marcado por viradas emocionante e pelo brilho dos quarterbacks das duas equipes.

Nick Foles e Torrey Smith comemoram o título do Eagles
Steve Sanders/NFL
Nick Foles e Torrey Smith comemoram o título do Eagles

Tricampeão da NFL na era pré Super Bowl nos anos de 1948, 1949 e 1960, o time da Filadélfia jamais havia conquistado o troféu Vince Lombardi. A equipe já havia batido na trave duas vezes, perdendo o Super Bowl XV para o Oakland Raiders e o Super Bowl XXXIX para o próprio New England Patriots.

O Philadelphia Eagles teve uma das melhores campanhas da temporada regular ao lado do Patriots, mas perdeu a condição de favorito após a contusão de seu quarterback titular Carson Wentz, que fazia temporada magistral em seu segundo ano na liga.

Leia também: Brady abandona entrevista após ofensa contra sua filha: "pequena irritante"

No entanto, o experiente Nick Foles, de 29 anos, conseguiu conduzir o time da Filadélfia para uma pós-temporada perfeita. O quarterback fez o jogo de sua vida, com 373 jardas passadas, três passes para touchdown, um touchdown corrido e apenas uma interceptação. Após a vitória, Foles ganhou o prêmio de MVP (Most Valuable Player) do Super Bowl. 

Apontando por muitos como o maior jogador da história do futebol americano, Tom Brady também fez uma das grandes partidas de sua carreira aos 40 anos de idade. O pentacampeão do Super Bowl passou para incríveis 505 jardas, o recorde do Super Bowl, e fez três passes para touchdown, sem nenhuma interceptação. Um fumble nos dois últimos minutos da partida, no entanto, acabou sendo crucial para a derrota do time de Massachusetts.

O jogo

O Philadelphia teve a primeira posse de bola e viu o quarterback Nick Foles, reserva durante a maior parte da temporada, converter duas terceiras descidas. Após boa corrida do running back Jay Ajayi, o* Eagles se viu a duas jardas de anotar o primeiro touchdown da partida. No entanto, após uma falta de ataque e boa aparição da defesa do Patriots, o time da Filadélfia teve que se contentar com um field goal, colando o placar em 3x0.

Em sua primeira posse de bola, o ataque comandado por Tom Brady mostrou seu poder ao chegar à red zone em menos de dois minutos. No entanto, um bom desvio de passe do cornerback Jalen Mills impediu o touchdown da equipe de Massachusetts, que acabou por empatar o jogo em 3x3 após um field goal curto.

Leia também: Neymar se diz 'muito ansioso' para duelo contra o Real pela Liga dos Campeões

O Eagles responde rápido e precisou de apenas três jogadas para desempatar a partida. Após passe curto para sete jardas de Foles, a equipe da NFC conquistou mais 36 jardas em corrida incrível do running back LeGarrette Blount. Na sequência, Foles fez um maravilhoso passe de 34 jardas para encontrar Alshon Jeffery dentro da end zone. O kicker Jake Elliott, no entanto, errou o extra point, deixando o placar em 9x3.

Esse não foi único chute errado da noite e o kicker do Patriots, Stephen Gostkowski, devolveu o gentileza logo na próxima campanha, ao desperdiçar um field goal de apenas 26 jardas após erro do holder.

Jogando contra sua ex-equipe, LeGarrette Blount  se mostrou inspirado e entrou na end zone após corrida de 21 jardas quebrando a marcação adversária. A comissão técnica do Eagles optou por tentar uma conversão de dois pontos, mas não obeve sucesso. Com isso, o placar mostrava 15x3 para a equipe da Filadélfia.

Após boa corrida de Danny Woodhead e passes precisos de Brady, o New England consegiu fazer mais três pontos com Gostkowski. Fazendo jogo quase perfeito até então, Nick Foles tentou passe longo e acabou interceptado por Duron Harmon.

Leia também: Barcelona e Espanyol empatam no dérbi da Catalunha

Com isso, Tom Brady recebeu a bola mais uma vez e liderou outra belíssima campanha, que terminou em touchdown após corrida de James White. Gostkowski, no entanto, errou o extra point, deixando o placar em 15x12 para o Eagles.

O ataque do Philadelphia voltou a campo nos dois minutos finais do segundo quarto e conseguiu pontuar novamente. Após passe curto de Foles, Corey Clement ganhou 55 jardas e chegou na red zone com menos de um minuto no relógio. O touchdown veio em jogada inusitada, com o quarterback Nick Foles recebendo passe do tight end Trey Burton.

Logo na primeira posse da bola do segundo tempo, o Patriots mostrou que não estava morto e chegou ao touchdown em menos de três minutos. O tighd end Rob Gronkowski teve participação crucial na campanha, com quatro recepções para 65 jardas, incluindo a recepção dentro da end zone que colocou o placar em 22x19 para os Eagles após a conversão do extra point.

Equipe do Philadelphia Eagles comemora touchdown no Super Bowl LII
Divulgação
Equipe do Philadelphia Eagles comemora touchdown no Super Bowl LII

Os Eagles responderam com sete pontos logo na campanha anterior. Controlando bem o relógio, o time da NFC fez campanha sólida, que culminou numa terceira décida para seis jardas na linha de 22 jardas do campo adversário. Nick Foles não se intimidou e conseguiu um lindo passe para Corey Clement dentro da end zone. Após a conversão, a diferença no placar voltou a ser de dez.

Tom Brady, inspiradíssimo, comandou mais uma campanha ofensiva de sucesso. MVP da temporada, o quarterback bateu a marca de 400 jardas lançadas ainda no terceiro quarto. A campanha terminou com belo passe de 36 jardas pelo meio para Chris Hogan. Com isso, o placar foi para 29x26.

Os ataques seguiam dominando e o Eagles invadiu o território adversário ainda no terceiro quarto. No início do período derradeiro, a defesa de New England apareceu e obrigou o Eagles a chutar um field goal de 42 jardas. Jake Elliott acertou o alvo  e deixou o placar da partida em 32x26.

Com apenas uma posse de bola de diferença, o New England teve a chance de virar a partida e não a desperdiçou. Tom Brady capitaneou mais uma investida ofensiva de sucesso, bateu a marca de 450 jardas na partida, e encontrou Rob Gronkowski, seu alvo favorito, dentro da end zone para empatar a partida. Apesar dos erros anteriores, Stephen Gostkowski não se intimidou e converteu o extra point para colocar o Patriots à frente do placar pela primeira vez no jogo, 33x32.

A bola voltou para Nick Foles, que mostrou sangue frio ao converter quarta décida no campo de defesa com menos de cinco minutos faltando para o final do jogo. Em mais um belo passe de seu quarterback, o Philadelphia  chegou em área de field goal, mas, ao invés de controlar o relógio, agrediu a defesa adversário e anotou o touchdown com pouco mais de dois minutos no relógio. A tentativa de conversão de dois pontos não deu certo e o placar ficou em 37x32.

Fazendo um dos melhores jogos de sua vitoriosa carreira, Tom Brady recebeu a bola com a expectativa de mais uma virada para a história. No entanto, na segunda jogada da campanha, o calouro Derek Barnett conseguiu fazer o sack no quarterback, que acabou sofrendo um fumble recuperado pela equipe do Eagles. Logo depois, Chris Eliott acertou field goal de 46 jardas e colocou a diferença em oito pontos.

 Com apenas um minuto no relógio e sem tempos para pedir o New England foi para o tudo ou nada mas acabou parando na defesa dos Eagles, que fez um bom trabalho para garantir o primeiro Super Bowl da história da franquia da Philadelphia.