Tamanho do texto

Duelo da 11ª semana da temporada regular da NFL será o quinto fora dos Estados Unidos - os outros quatro acontecerão em Londres, na Inglaterra

A Secretaria de Turismo, o Conselho de Promoção Turística do México e a NFL México confirmaram nesta terça-feira que uma partida da 11ª semana da temporada regular da liga, no dia 19 de novembro, às 15h25 (horário do México), acontecerá no estádio Azteca, no México. O duelo será entre Oakland Raiders e New England Patriots, atual campeão.

Leia também: "NFL brasileira" elege sua musa oficial, que sonha em ser comentarista sensual

A partida na Cidade do México é o quinto jogo internacional confirmado para 2017. Junta-se aos quatro jogos previamente anunciados em Londres, na Inglaterra, e mostra o compromisso que a NFL tem de impulsionar o jogo além das fronteiras dos Estados Unidos, onde o esporte é extremamente popular.

Estádio Azteca, na Cidade do México, receberá mais uma partida da NFL em novembro deste ano
Reprodução
Estádio Azteca, na Cidade do México, receberá mais uma partida da NFL em novembro deste ano

O Raiders jogará no México pela segunda temporada consecutiva, após conquistar uma vitória por 27 a 20 sobre o Houston Texas em 21 de novembro do ano passado, com mais de 76 mil torcedores que foram ao mesmo estádio Azteca. Para o Patriots, atual campeão do Super Bowl, este será o seu primeiro jogo da temporada regular no México.

Sucesso anterior

De acordo com um estudo realizado pelo Sport Industry Group de EY, o jogo de novembro passado e as atividades prévias geraram um impacto económico de 45 milhões de dólares e desde o anúncio do jogo em fevereiro até o dia do encontro foram 20 mil menções alusivas à festa no México, em mídia eletrônica tradicional e redes sociais nos Estados Unidos, com um valor estimado de aproximadamente 250 milhões de dólares, de acordo com estudos realizados pelas empresas Repucom e Prime Research.

A participação dos fãs no jogo de 2016 foi muito relevante: 205 mil pessoas participaram do "NFL Fan Fest", no Bosque de Chapultepec, e mais de 55 mil em outras atividades na Cidade do México durante a semana do jogo. Foram quase 10 mil visitantes dos Estados Unidos que acompanharam suas equipes e visitaram o país. Este ano, o objetivo da liga é superar todos estes números.

Leia também: Sem Brady e outros 18 jogadores, Patriots visita Trump na Casa Branca

Como parte das atividades previstas para 2017 em torno do jogo entre New England Patriots e Oakland, será organizado novamente o "NFL Fan Fest", e a expectativa é receber mais pessoas do que no ano passado, com o apoio do Governo da Cidade do México, assim como a realização de um Torneio de Tochito com Indeporte CDMX-NFL e associações NFL Play 60, com o apoio da Comissão Nacional De Cultura Física e Esporte - CONADE.

Além disso, a ideia é replicar as atividades do "Stop Reforma" no Paseo da la Reforma na manhã do dia 19 de novembro e a Fan Fest será no estádio Azteca algumas horas antes da partida. A expectativa também é implementar um programa de descontos em museus e outras atrações turísticas na Cidade do México, assim como promoções em restaurantes e lojas no âmbito de um programa de incentivo chamado de "Chaves da Cidade do México".

Leia também: Para ser mais atraente, NFL quer diminuir quantidade de intervalos nas partidas

Por iniciativa da Secretaria de Turismo e do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) foram doados mil bilhetes para as escolas para que professores e alunos do futebol americano no país para acompanharem ao vivo a partida da NFL.