Tamanho do texto

Com 25 votos, contra 10 de Tom Brady, do New England Patriots, Ryan, aos 31, levou o prêmio de jogador mais valioso da temporada pela primeira vez

Um dia antes do jogo mais importante de sua carreira, o quarterback do Atlanta Falcons, Matt Ryan, desbancou o veterano Tom Brady e levou o prêmio de MVP (Most Valuable Player, ou seja, jogador mais valioso) da temporada regular da NFL. Aos 31 anos, ele é o líder da equipe que irá enfrentar o New England Patriots para saber quem fica com o troféu Vince Lombardy, do Super Bowl 51.

LEIA MAIS: Veja curiosidades sobre o comportamento dos espectadores do Super Bowl

Matt Ryan soube que era o vencedor do prêmio de melhor jogador da temporada durante uma cerimônia em Houston, cidade onde acontece o Super Bowl, na noite deste sábado (4). Em sua nona temporada na liga, ele comandou o ataque mais poderoso do último ano e por isso também levou o prêmio de Melhor Jogador Ofensivo do ano.

Matt Ryan desbancou Tom Brady e levou o prêmio de MVP pela primeira vez
Divulgação/Atlanta Falcons
Matt Ryan desbancou Tom Brady e levou o prêmio de MVP pela primeira vez

A premiação não leva em conta os jogos de playoffs, ou seja, é analisado o que foi feito durante os 16 jogos da temporada regular. Ryan lançou 4.944 jardas e deu 38 passes para touchdowns, foram apenas sete interceptações e ele obteve 69,9% de aproveitamento.

LEIA MAIS: Jogadores campeões do Super Bowl 51 vão faturar mais de meio milhão de reais

Aos 31 anos, o jogador recebeu 25 votos, enquanto Tom Brady, quarterback do Patriots e que ficou na segunda colocação, dez. Os outros concorrentes eram: Derek Carr, do Oakland Raiders, Aaron Rodgers, do Green Bay Packers, e Dak Prescott e Ezequiel Elliot, do Dallas Cowboys.

Este foi o primeiro prêmio de MVP de Ryan, já Brady levou duas vezes, em 2007 e 2010. No último ano, o vencedor foi Cam Newton, quarterback do Carolina Panthers. A franquia de Atlanta que tentará levar o troféu do Super Bowl esta noite ainda teve outro premiado: Kyle Shanahan, coordenador ofensivo, eleito melhor assistente do ano.

Outros prêmios

O prêmio de melhor técnico foi para Jason Garrett, do Cowboys. Já o quarterback do mesmo time, Dak Prescott, foi eleito o melhor calouro ofensivo do ano e se tornou o primeiro jogador da equipe do Texas a levar esta categoria desde Emmitt Smith, em 1990. O melhor novato defensivo foi Joey Bosa, do Chargers.

Já o melhor jogador defesa da temporada foi Khalil Mack, do Oakland Raiders, enquanto o de melhor retorno de 2016 ficou com o wide receiver Jordy Nelson, do Packers.

LEIA MAIS: Futebol americano se aproxima do MMA em número de fãs no Brasil, aponta estudo

Após o prêmio de MVP, Matt Ryan tentará desbancar o experiente Tom Brady esta noite, no Super Bowl LI. A partida entre New England Patriots e Atlanta Falcons acontece no estádio NGR, em Houston, a partir das 21h (horário de Brasília).