Estou pensando em uma tática para deixar os quenianos na frente no começo. Vou me poupar e arrancar para vencer, revelou o corredor

Franck Caldeira, um dos destaques do atletismo brasileiro, está disposto a buscar o quarto título na Volta Internacional da Pampulha, que realizará sua 12ª edição no próximo dia 5 de dezembro, em Belo Horizonte. O mineiro de Sete Lagoas diz ter feito uma preparação melhor que nos últimos dois anos, quando foi terceiro colocado, e espera voltar ao lugar mais alto do pódio da prova que será disputada na Lagoa da Pampulha, com 17,8 quilômetros de percurso.

"Fiz uma boa preparação neste ano e estou pensando em uma tática para deixar os quenianos na frente no começo. Não vou tentar acompanhá-los. Vou me poupar, para no final estar bem e arrancar para vencer", revelou o corredor, campeão em 2003, 2006 e 2007 e que vai disputar a Maratona Maurício de Nassau, em Recife nesta segunda-feira, dia 15.

Franck e Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, são os únicos brasileiros campeões da Volta Internacional da Pampulha.

Brasil e Quênia sempre protagonizam um duelo à parte em Belo Horizonte. Nos dois últimos anos, Nicholas Koech levou a melhor na disputa e ajudou seu país a superar os donos da casa em número de conquistas: 6 a 5.

Entre as mulheres, o retrospecto brasileiro é favorável, com sete títulos, sendo três de Lucélia Perez (2004, 2005 e 2006), que terminou a edição passada na oitava posição. Cleuza Maria Irineu (1999 e 2000), Zeferina Baldaia (2001) e Márcia Narloch (2002) completam a lista de triunfos brasileiros.

A queniana Pasalia Chepkorir venceu em 2009 com o tempo de 1h00min39s e quebrou o recorde da prova, que pertencia a Lucélia Perez (1h00min57s registrado em 2005).

Inscrições
As inscrições para a 12ª Volta Internacional da Pampulha seguem abertas até o próximo dia 26 de novembro, ou até o preenchimento das 13 mil vagas. Os interessados terão de pagar R$ 70,00 através do site www.voltadapampulha.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.