Time campeão conseguiu título que não conquistava desde 1995. República Tcheca bateu a Rússia e ficou com o bronze

Depois de eliminarem as favoritas Rússia e República Tcheca , as seleções de Suécia e Finlândia só tinham a lucrar na final do Mundial de hóquei no gelo . Os suecos abriram o placar, mas os finlandeses acordaram e massacraram, fechando a partida em 6 a 1 e levando a medalha de ouro depois de 16 anos, para o delírio de metade dos 9166 torcedores que encheram a arena Orange.

A Finlândia, medalhista de bronze dos últimos Jogos Olímpicos de Inverno, ainda teve o jogador que mais marcou pontos na competição realizada na Eslováquia: Jarkko Immonen, com nove gols e três assistências. Ele marcou um dos tentos finlandeses na final. Niko Kapanen, Janne Pesonen, Mika Pyörälä, Antti Pihlström e Petteri Nokelainen anotaram os outros da goleada. Magnus Pääjärvi descontou para os suecos.

"É fácil dizer agora, mas eu sabia que, depois da vitória na semifinal (sobre a Rússia), a gente iria ganhar o ouro", afirmou um exausto, mas contente Tuomo Ruutu, da Finlândia. "Não mudamos nada durante a competição, jogamos da nossa maneira e vencemos", completou.

Finlandesas celebram a conquista do Mundial
AP
Finlandesas celebram a conquista do Mundial
"Os finlandeses foram melhores", admitiu o técnico sueco Pär Mårts. "Eles jogaram muito melhor na defesa e tiveram mais força. Ninguém na Suécia jogou seu melhor jogo. Estou orgulhoso do torneio que meu time fez. Não foi o melhor resultado, mas é o começo de algo muito bom que virá", finalizou.

República Tcheca leva o bronze
Nem parecia disputa de bronze. Em um jogo brigado e de muita emoção, a República Tcheca venceu a Rússia por 7 a 4 e ficou com a terceira colocação no Mundial de hóquei no gelo. O destaque da partida foi Roman Cervenka, que anotou três gols para os tchecos, na decisão de bronze com maior número de gols na história.

Mesmo com o resultado negativo, a Rússia segue na liderança do ranking da IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo), seguida pela Finlândia, que subiu três posições com o título mundial. Suécia, Canadá, República Tcheca, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Noruega e Eslováquia completam o grupo dos 10 primeiros.

O próximo Mundial de hóquei no gelo será realizado em 2012, em Helsinque (capital da Finlândia) e Estocolmo (capital da Suécia). Confira um resumo em fotos da final e da disputa do bronze :

Jogos de domingo (15/05)

Disputa do 3º lugar: República Tcheca 7 x 4 Rússia
Final: Suécia 1 x 6 Finlândia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.