Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Fabiana Beltrame conquista ouro inédito no Mundial de remo

Brasileira completou a prova em 7min44s58 e venceu com mais de quatro segundos de vantagem

iG São Paulo |

A brasileira Fabiana Beltrame conquistou, na manhã desta sexta-feira, a primeira medalha para o Brasil em um Campeonato Mundial de remo. No torneio em Bled, na Eslovênia, a atleta abriu boa vantagem e venceu a decisão no skiff leve, para remadoras de até 69 kg, com o tempo de 7min44s58 e faturou o ouro.

Beltrame faz história e se firma como a melhor atleta do Brasil na modalidade. Depois de fazer o segundo tempo na semifinal, ela cruzou a linha de chegada com uma vantagem de mais de quatro segundos em relação as adversárias. E neste ano, Fabiana Beltrame já tinha conquistado o primeiro ouro para o País em uma etapa da Copa do Mundo, nas águas de Hamburgo, na Alemanha.

"Eu estava determinada a ganhar aqui e ninguém ia me tirar isso. Estava determinada e era um sonho ganhar esse ouro. Estou muito feliz e espero que seja o primeiro de muitos títulos que o Brasil possa conquistar no remo", afirmou a atleta do Flamengo, em entrevista ao SporTV, logo após obter o título histórico.

A remadora se emocionou ao ouvir o Hino Nacional na cerimônia de premiação e recebeu a medalha de ouro com a sua filha Alice no colo. "Ela (Alice) que me deu toda a força para continuar treinando, mesmo sem saber. Quero agradecer muito ao Flamengo, meu clube de coração, que está sempre me apoiando, e a todos que me deram força. Muito obrigada por tudo", reforçou Beltrame.

A atleta passou boa parte desta temporada treinando na Alemanha e agora consagra sua evolução na modalidade. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ela disputou a prova do skiff simples e terminou apenas na 19ª colocação, depois de também ter participado da Olimpíada de 2004, em Atenas. O skiff simples leve, porém, não é uma prova olímpica. Com isso, ela precisará competir em outro tipo de disputa da modalidade para poder sonhar com uma medalha nos Jogos de Londres, em 2012.

Na prova desta sexta-feira, Beltrame chegou a sair atrás de suas competidoras na largada, mas depois iniciou uma forte arrancada, assumiu a liderança e conseguiu colocar dois barcos de vantagem sobre a segunda colocada para ganhar a prova com o tempo de 7min44s58. A medalha de prata foi conquistada pela suíça Pamela Weisshaupt, que cravou 7min48s24, enquanto a alemã Lena Mueller ficou com o bronze ao marcar 7min50s44.

Semana histórica

Beltrame ganhou o ouro inédito para o remo do Brasil em uma semana histórica do esporte olímpico do País, já que na última terça-feira Fabiana Murer conquistou o título do mundo na prova do salto com vara, em Daegu, na Coreia do Sul, e se tornou a primeira competidora do País, entre homens e mulheres, a subir ao lugar mais alto do pódio em um Mundial de Atletismo outdoor.

Curiosamente, assim como Murer, Beltrame também é treinada pelo seu marido, Gibran Cunha. Elson Miranda é o treinador da mais nova campeã mundial do salto com vara.

*com Agência Estado

Leia tudo sobre: fabiana beltrameremomundial de remo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG