Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

EUA e Áustria conquistam a Copa do Mundo de pebolim

Americanos levaram a melhor no masculino, e europeus no feminino. Competição contou com 450 atletas de 32 países, e Brasil foi mal

Francisco De Laurentiis, iG São Paulo |

Os Estados Unidos e a Áustria sagraram-se neste domingo campeões da Copa do Mundo de Futebol de Mesa, o popular "pebolim" ou "totó". Na competição realizada em Nantes, na França, os norte-americanos bateram a Dinamarca na final, enquanto as austríacas venceram clássico contra a Alemanha. O Brasil terminou a competição na 20º posição entre 26 equipes.

A competição da ITSF (Federação Internacional de Futebol de Mesa, na sigla em inglês) contou com 450 atletas de 32 países, e foi até transmitida ao vivo pelo canal "Eurosport". As partidas são jogadas de forma simples ou duplas, em séries de quatro jogos, vencendo quem marcar três pontos (em caso de igualdade em 2 a 2, há um jogo desempate por duplas). Para marcar um ponto, é necessário vencer uma série melhor de três jogos, sendo que cada jogo termina em cinco gols.

Divulgação
Dupla dos Estados Unidos (esq.) passou pela dupla da Alemanha na semifinal da categoria masculina
Na final masculina, os Estados Unidos (que são uma das grandes potências da modalidade) venceram a série contra a Dinamarca por 3 a 0, com Ryan Moore batendo Lars Christiansen por 5 a 3 e 5 a 1, a dupla Tom Yore e Matt Steward vencendo Niels Wonsyld e Joakim Sandal por 5 a 4 e 5 a 3 e Tony Spredeman fechando a série contra Troels Trier por 5 a 3 e 5 a 2. A chave masculina ainda teve Áustria e Alemanha terminando em terceiro lugar.

Já no feminino, os jogos foram mais apertados, com a série terminando em 3 a 1 para a Áustria. Marina Tabakovic e Karen Scheuer superaram as favoritas Sandra Ranff e Katrin Matsushita para abrir o placar para as austríacas, com Melissa Mosser ampliando para 2 a 0 com o triunfo sobre Natalie Jacob. As alemãs diminuíram com a vitória de Petra Andres e Asimenia Kiroglu sobre Sonja Miksch e Daniela Täubl, mas Verena Rohrer fechou a série contra Sabine Steinlechner e deu o caneco para a Áustria.

Curiosidades

- As partidas oficiais de futebol de mesa são conduzidas por dois árbitros federados, que podem até punir os jogadores com cartões caso haja um desrespeito às regras da ITSF ou desrespeito às normais morais do esporte.

Divulgação
A semifinal entre Alemanha (esq.) e França foi apertada. As germânicas venceram a série por 3 a 2

- Apesar de amplamente praticado no Brasil, o país não é uma das potências do futebol de mesa. As principais forças da modalidade são os Estados Unidos e países europeus como Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslovênia, Eslováquia e Dinamarca.

- As partidas da ITSF tem mesas padronizadas com a formação 2-5-3 (dois zagueiros, cinco meio campistas e três atacantes, além do goleiro). Também podem ser encontradas mesas com 3-4-3 e 3-5-2, mas não são usadas em competições

- A Copa do Mundo de Futebol de Mesa 2011 contou pela terceira vez com a modalidade Cadeirante, para deficientes físicos. Os italianos Francesco Bonanno e Fabio Cassanelli foram campeões da categoria, que é disputada obrigatoriamente em duplas.

Divulgação
Equipe brasileira ficou em 20ª na Copa
- A competição teve representantes de todos os continentes (exceto Antártida). Pela Ásia, Japão, Irã e Índia participaram, enquanto pela Marrocos e África do Sul levaram atletas ao torneio para representar a África, por exemplo.

Confira os vencedores das categorias por nação:

Masculino - Estados Unidos (vencendo a Dinamarca)
Feminino - Áustria (vencendo a Alemanha)
Juniores - Dinamarca (vencendo a Áustria)
Veteranos - Alemanha (vencendo os Estados Unidos)

Confira os vencedores das categorias individuais:

Masculino Simples - Frédéric Collignon (BEL)
Feminino Simples - Sandra Ranff (ALE)
Juniores Simples - Mateusz Fudala (POL)
Veterano Simples - Ulrich Stoepel (GER)

Masculino Dupla - Tom Yore / Brandon Moreland (EUA)
Feminino Dupla - Agnieszka Rutowska / Agata Cwiakala (POL)
Juniores Dupla - Emil Savery / Jonathan Juel (DIN)
Veterano Dupla - Steve Corioso / Steve Mori (EUA)
Cadeirante Dupla - Francesco Bonanno / Fabio Cassanelli (ITA)

Leia tudo sobre: Estados UnidosÁustriaPebolimFutebol de mesaITSF

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG