Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Cruz Nonata vence 10K Rio com recorde

Piauiense fez percurso em 35 minutos e bateu a favorita queniana Bornes Jepkirui Kitur

Gazeta Esportiva |

A atleta piauiense Cruz Nonata venceu neste domingo a 10K Rio - Corrida Pan-Americana, realizada no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Cruz ficou à frente da queniana Bornes Jepkirui Kitur (34min57) e de Sueli Pereira da Silva (35min08), além de ter estabelecido o novo recorde da disputa

Cruz percorreu o trajeto de dez quilômetros em 34min13, superando os 34min14 que pertencia a queniana Margareth Karie desde 2005. Também atleta do país africano, Mark Korir venceu a prova masculina (29min18).

Cruz tem 36 anos, jogava futebol e começou a correr em 2005, aos 30 anos, influenciada pelo irmão, Domingos Nonato. Logo de cara, foi 28ª na São Silvestre. Nos anos seguintes, evoluiu rápido, feito comprovado pela tradicional disputa no último dia do ano: de 2006 a 2009, foi 14ª, 11ª, sexta e quinta.

Melhor brasileira da São Silvestre no ano passado, ela está de olho em um resultado ainda melhor em 2010. "Treinei forte nas últimas semanas e estava segura de que poderia vencer neste domingo. No terceiro para o quarto quilômetro eu forcei o ritmo e consegui abrir uma boa vantagem em relação às quenianas. Agora vou buscar novamente o pódio na São Silvestre", comentou a fundista radicada em Ceilândia (DF), onde treina com José Alessandro da Silva.

Nesta temporada, Cruz ainda conquistou o vice-campeonato nos 5.000 m e nos 10.000 m do Troféu Brasil, em setembro, em pista.

Leia tudo sobre: outros esportes - atletismo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG