COI cassa bronze de Lance Armstrong nas Olimpíadas de Sydney

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Ex-ciclista conquistou o bronze na prova contra o relógio nas Olimpíadas de Sydney e foi acusado pela Usada de utilizar o mais sofisticado programa de doping já visto

Reuters

Reuters

Getty Images
Armstrong foi banido do ciclismo após escândalo de doping

O COI (Comitê Olímpico Internacional) cassou a medalha de bronze conquistada pelo ciclista Lance Armstrong na prova contra o relógio da Olimpíada de Sydney-2000, disse um funcionário nesta quinta-feira.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

O norte-americano Armstrong já havia perdido seus sete títulos da Volta da França e sido banido do esporte pela UCI (União Ciclística Internacional), no ano passado, após uma ampla investigação que obteve diversas provas de que ele utilizou doping ao longo da carreira.

Leia mais: Confissão de Lance Armstrong pode tirar ciclismo da Olimpíada, diz COI

Armstrong, de 41 anos, foi acusado pela Usada (Agência Antidoping dos EUA) de administrar "o mais sofisticado, profissionalizado e bem-sucedido programa de doping no esporte já visto".

O ciclista, que sempre negou o doping, vai aparecer em uma entrevista à apresentadora de TV dos EUA Oprah Winfrey nesta quinta-feira à noite e, segundo reportagens, vai pela primeira vez confessar o uso de substâncias proibidas para melhorar a performance.

O bronze conquistado na Austrália era a única medalha olímpica da carreira de Armstrong, apesar de ter dominado o esporte por vários anos com sete títulos da Volta da França de 1999 a 2005.
 
Veja fotos da carreira de Lance Armstrong: 

Lance Armstrong confessou doping em entrevista a Oprah Winfrey na televisão. Foto: APLance Armstrong se interessou por esportes logo cedo. Em 1988, aos 17 anos, competia em provas de triatlo. Foto: Getty ImagesLance começou no ciclismo aos 21 anos. Foto: Getty ImagesLogo no começo da carreira, aos 25 anos, Armstrong anunciou que estava com uma grave doença. Ele tinha câncer nos testículos e tumores no pulmão e no cérebro . Foto: Getty ImagesAntes do diagnóstico, ele já tinha competido e vencido etapas da Volta da França, como esta, em 1995. Foto: Getty ImagesO norte-americano deixou as pistas para se tratar, fez quimioterapia e voltou a competir em 1998. Médicos disseram que ele tinha apenas 40% de chance de sobreviver. Foto: Getty ImagesRecuperado, Lance Armstrong competiu na Volta da França em 1999 e assumiu a liderança da competição. Foto: Getty ImagesCiclista veste a camisa amarela de líder da Volta da França, em 1999. Foto: Getty Images1999 foi a primeira Volta da França vencida por Lance Armstrong. Ele faturou todas as edições na tradicional prova até 2005. Foto: Getty ImagesArmstrong recebe a visita do filho Luke durante etapa da Volta da França em 2001. Foto: Getty ImagesEntre as conquistas da tradicional prova francesa, o ciclista foi medalha de bronze na prova de estrada nas Olimpíadas de Sydney, em 2000. Foto: Getty ImagesEm 2001 e já dono de três títulos da Volta da França, ciclista dá lançamento inicial em jogo de beisebol do New York Yankees . Foto: Getty ImagesLance levou a sua bicicleta para Bush, então presidente dos EUA, também em 2001. Foto: Getty ImagesFora das pistas, Lance Armstrong foi casado com a cantora Sheryl Crow. Foto: Getty ImagesEm 2003, ele levou o prêmio Laureus de melhor esportista do ano. Foto: Getty ImagesAos 34 anos e com três filhos, ele faturou a Volta da França pela sétima vez e se despediu da competição. Foto: Getty ImagesAinda em 2005, Lance Armstrong teve seus primeiros problemas com doping. Foto: EFEO norte-americano se afastou do esporte depois do sétimo título e seguiu com campanhas e sua instituição para vítimas de câncer. Foto: Getty ImagesDurante a pausa na carreira, Lance disputou a maratona de Nova York, em 2006. Foto: Getty ImagesO ciclista ainda voltou a competir em 2009. Foto: Getty ImagesO atleta seguiu ainda no ciclismo até 2011. Foto: Getty Images


Leia tudo sobre: lance armstrongcoisydney 2000

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas