Por 'delação premiada', ex-colegas de Armstrong são suspensos por seis meses

Integrantes da mesma equipe do ex-ciclista americano foram beneficiados por terem colaborado com investigação da agência antidopíng do EUA

iG São Paulo * |

Getty Images
Os ciclistas americanos George Hincapie e David Zabriskie, suspensos por seis meses por doping

Cinco ex-companheiros de equipe de Lance Armstrong e que estavam envolvidos com o esquema de doping denunciado em extenso relatório pela Usada (Agência Antidoping do EUA), pegaram seis meses de suspensão cada um. A pena, divulgada nesta quinta-feira em Colorado Springs (EUA), acabou sendo reduzida em razão da ajuda dos ciclistas na investigação da agência, que definiu a participação de Armstrong naquilo que definiu como "o mais sofisticado, profissional e bem-sucedido esquema de doping que o esporte já viu".

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Em condições normais, George Hincapie, Tom Danielson, Levi Leipheimer, Christian Vande Velde e David Zabriskie teriam recebido dois anos de suspensão por uso de doping, mas como aceitaram colaboirar com as investigações, tiveram suas penas reduzidas.

Veja também: Armstrong pagaria qualquer preço para vencer a Volta da França, diz relatório

Como parte das negociações com a Usada, os ciclistas concordaram em não disputar os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Em junho, porém, Danielson chegou a declarar que ele e seus colegas estavam abrindo mão de participar das OIimpíadas, porém sem dar os motivos.

Leia também: Companheiros de equipe complicam Lance Armstrong em caso de doping

Todas os ciclistas estão suspensos até fevereiro de 2013, embora George Hincapie já tenha declarado que pretende abandonar o esporte ao final deste ano. Ainda nesta quinta-feira, tão logo a decisão foi anunciada, a equipe de Levi Leipheimer anunciou sua suspensão enquanto analisa o relatório da Usada.

* Com AP

Veja imagens da carreira da Lance Armstrong


Para receber as notícias de Esportes envie igesportes para 49810 . 10 dias sem custos * * Após este período, custo de R$ 0,31 + imp. por mensagem recebida.
Leia tudo sobre: CiclismoEUADopingLance Armstrong

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG