Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google

Agência antidoping oficializa punições e banimento de Lance Armstrong

Em comunicado, a USADA confirmou que o ex-ciclista americano perdeu todos os títulos conquistados a partir de agosto de 1998, além de estar banido do esporte

iG São Paulo * | - Atualizada às

AP
Lance Armstrong perderá todos os tpitulos conquistados a partir de agosto de 1998

O ex-ciclista americano Lance Armstrong já está oficialmente destituído de todos os seus títulos e banido para sempre do esporte. Nesta sexta-feira, um comunicado emitido pela USADA (singla em inglês para Agência Norte-Americana Antidoping)oficializou as punições a Armstrong, que desistiu de se defender do processo disciplinar contra ele movido pela entidade. Desta forma, o americano perdeu os títulos de todas as competições que disputou a partir de 1º de agosto de 1998 e está banido do esporte.

Você concorda com a punição dada a Lance Armstrong? Opine!

Armstrong é considerado um dos principais atletas dos últimos anos. Ele conquistou a Volta da França sete vezes consecutivas, entre 1999 e 2005, e a medalha de bronze da prova contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Todos estes resultados serão anulados.

Leia também: Superado por Armstrong, alemão diz que tem orgulho de seus vices

"Ninguém vence quando um atleta decide usar drogas perigosas para melhorar seu desempenho, mas os que agem corretamente torcem para que consigamos a verdade e punamos os infratores. Sempre que temos evidências, começamos um processo e fazemos a apuração. Foi isso que aconteceu", disse o presidente da USADA, Travis Tygart.

Veja também: Lance Armstrong é banido do ciclismo e perde seus 7 títulos da Volta da França

Armstrong conviveu com acusações de doping durante toda sua carreira, mas nunca foi flagrado em mais de 500 exames realizados. A USADA, contudo, se baseou em depoimentos de diversos atletas que dizem ter visto o ciclista se dopando e em análises do sangue do americano, para abrir o processo disciplinar.


De acordo com a entidade, Lance Armstrong fez uso constante de esteróides e EPO, além de transfusões sanguíneas para aumentar seu rendimento.

RELEMBRE: Processo de Lance Armstrong contra Agência Antidoping dos EUA é rejeitado

A decisão de não se defender das acusações da USADA foi tomada por Amstrong na noite desta quinta-feira (madrugada de sexta-feira no Brasil). O ciclista, aposentado oficialmente desde a temporada passada, disse ter se cansado de um "processo unilateral e injusto".

* Com Gazeta

Leia tudo sobre: lance armstrongdopingvolta da françaciclismo

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG