Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Brasileiros querem manter hegemonia no Parapan

Recordista mundial em quatro provas, a velocista cega Terezinha Guilhermina quer correr os 100 m em menos de 12 segundos

iG São Paulo |

Os 222 atletas brasileiros que estão em Guadalajara para os Jogos Parapan-Americanos treinaram nesta quinta-feira visando o início das competições no próximo domingo. A delegação do Brasil tenta manter a ponta no quadro geral de medalhas, conquistada no Rio 2007, quando ganhou 228 medalhas (83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes).

Leia mais: Natação quer superar desempenho do Parapan do Rio

Terezinha Guilhermina, a velocista cega mais rápida do mundo, recordista mundial nos 100 m, 200 m e 400 m, diz estar pronta para superar o desafio de correr os 100 m em menos de 12 segundos. “Participar deste Parapan é realmente especial. O México nos recebe muito bem e me encanta encontrar tantos atletas do continente reunidos. Estou bem fisicamente e vou atrás de melhorar minhas marcas, quebrar meus próprios recordes. Estou vestindo a camisa do Brasil e vou honrar esse privilégio”, afirmou.

Para Ciro Winckler, coordenador da equipe de atletismo, a responsabilidade é grande: “Somos referência nas Américas. Aqui começamos o trabalho visando as Paraolimpíadas de 2012 e 2016. Trouxemos atletas novos, cujos resultados servirão de parâmetro para o trabalho nos próximos anos", disse o coordenador.

O nadador Clodoaldo da Silva, veterano em competições internacionais, diz que a meta da equipe brasileira é o primeiro lugar no quadro de medalhas da natação. “Estamos mordidos, pois no Rio a natação ficou em segundo, atrás do Canadá, com dois ouros a menos", comentou Clodoaldo.

Do alto da experiência de quem já possui quatro ouros em Paraolimpíadas, o judoca Antônio Tenório sabe que enfrentará atletas com sede de medalhas. “O Parapan é uma competição séria, a principal do ano, e todo mundo vem aqui para buscar o ouro”, disse Tenório.

A delegação brasileira em Guadalajara é formada por 152 homens e 70 mulheres. Os Jogos Parapan-Americanos começam no próximo sábado, dia 12, com a cerimônia de abertura.

Leia tudo sobre: Parapan 2011nataçãoatletismojudô

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG