Publicidade
Publicidade - Super banner
Mais Esportes
enhanced by Google
 

Brasil ganha mais uma vaga olímpica e vai à final no boxe

Everton Lopes vai disputar contra ucraniano a final do peso meio médio ligeiro no Mundial de Baku, no Azerbaijão

AE |

selo

Everton Lopes conseguiu um feito histórico para o boxe amador brasileiro, ao passar nesta sexta-feira para a final do Mundial de Baku, no Azerbaijão. Ele ainda vai disputar neste sábado o título da categoria meio médio ligeiro (até 64kg), contra o ucraniano Denys Berinchyc, mas já garantiu o melhor resultado do Brasil na história da competição.

Brasileiros avançam no Mundial e garantem vaga olímpica no boxe

Antes disso, a única medalha brasileira num Mundial de Boxe tinha sido conquistada com José Rodrigues, que foi bronze na edição de 1986, nos Estados Unidos. Dessa vez, porém, Everton Lopes já garantiu pelo menos uma prata, mas pode chegar ao ouro. Além disso, o Brasil também faturou um bronze nesta sexta-feira em Baku, com Esquiva Falcão Florentino.

Na semifinal da categoria meio médio ligeiro, Everton Lopes dominou completamente o combate contra o italiano Vicenzo Mangiacapre e acabou vencendo por 16 a 7. Agora, o brasileiro irá lutar neste sábado contra o ucraniano Denys Berinchyc, que também se classificou nesta sexta-feira para a final, ao derrotar o inglês Thomas Stalker por 31 a 18.

Esquiva Falcão Florentino, por sua vez, não teve a mesma sorte na semifinal desta sexta-feira. Na categoria dos médios (até 75kg), ele perdeu para o japonês Ryota Murata por 24 a 11 e foi eliminado da competição. Mesmo assim, o pugilista brasileiro já garantiu a medalha de bronze, porque não existe disputa do terceiro lugar no Mundial de Boxe.

Além das medalhas, Everton Lopes e Esquiva Falcão Florentino garantiram a vaga na Olimpíada de Londres, no ano que vem, por terem chegado pelo menos até as quartas de final de suas categorias no Mundial. Mas o Brasil ainda conseguiu nesta sexta-feira mais uma classificação olímpica no campeonato realizado em Baku, dessa vez indireta, com Robson Conceição.

Robson Conceição chegou a vencer o ucraniano Vasyl Lomachenko nas oitavas de final dos leves (até 60kg), mas o resultado da luta foi alterado pela organização do Mundial após a revisão da pontuação. Apesar da polêmica eliminação, o brasileiro garantiu a vaga olímpica nesta sexta-feira, quando o seu algoz venceu o italiano Domenico Valentino e chegou à final da categoria.

Irmão de Esquiva, Yamaguchi Falcão Florentino estava na mesma situação de Robson Conceição, depois de ter sido eliminado nas oitavas de final da categoria meio pesado (até 81kg). Mas o seu algoz, o usbeque Elshod Rasulov, perdeu para o casaque Adilbek Niyazymbetov na semifinal desta sexta-feira. Assim, o brasileiro acabou ficando sem a vaga olímpica.

Leia tudo sobre: lutasboxeeverton lopes

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG